Se você é desses felizardos que já consegue ganhar dinheiro com o mundo dos joguinhos, é bom ficar ligado nas novas regras do Steam e do Twitch. Em busca de mais transparência, a Valve e o serviço de streaming estão implementando novas normas que requerem que os usuários deixem bem claro quando estão criando um conteúdo patrocinado.

Parcerias que aconteçam diretamente por meio do Twitch, por exemplo, serão indicadas automaticamente com uma tag “Sponsored”, colocada automaticamente à vista dos usuários. Tal recurso também poderá ser ativado pelo streamer, caso ele tenha contratos externos que também estejam influenciando seu conteúdo. Nesse caso, porém, a empresa afirma que se trata de uma questão ligada à honestidade de cada usuário com seus espectadores.

No Steam, a mudança se aplica ao recém-introduzido sistema de curadoria. Agora, indicações feitas por meio de patrocínios deverão ser indicadas para o público pelos próprios usuários, de forma a não se confundirem com análises “legítimas”. Aqui, também, a companhia não tem como fazer uma verificação, portanto, confia na honestidade dos curadores e seus seguidores para fazerem valer as regras.

Uma segunda norma, porém, causou controvérsia. Agora, desenvolvedores e distribuidores podem selecionar exatamente quais curadores aparecerão na página de seus games. Por um lado, isso ajuda a evidenciar o conteúdo de grandes celebridades e pessoas que possam realmente influenciar a compra. De outro, permite que as críticas negativas sejam deixadas para o final da lista e acabem escondidas, entrando no caminho da suposta transparência que a Valve promete.

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