Já um dos serviços mais consagrados para streaming de games para PC, o Twitch quer firmar de vez sua presença no mundo dos consoles em 2014. E o grande aliado nessa busca é o PlayStation 4, claro, que adotou o sistema como o principal para streaming direto de games a partir dos video games da marca.
Mas para o vice-presidente do Twitch, Matthew DiPietro, em entrevista ao CVG, não se trata apenas de garantir que mais e mais pessoas realizem suas transmissões pela plataforma. O objetivo é garantir que as pessoas também escolham o serviço para assistir às transmissões, ampliando ainda mais o total de 45 milhões de espectadores únicos registrados ao longo de 2013.
Ele pondera que o mercado de transmissões ao vivo a partir dos consoles acabou de nascer e está em seus estágios iniciais. Ainda há muito o que amadurecer e a ser explorado nesse sentido, de forma a garantir uma melhor experiência para quem transmite e para quem assiste.
Mesmo assim, executivo conta que toda a direção do Twitch ficou surpresa com os números registrados pelo PlayStation 4, que hoje já corresponde a 20% da base de transmissões do site. DiPietro espera que isso só aumente quando o suporte do Xbox One for liberado, firmando o Twitch como o principal local para streamings não só de jogos de PC, mas também de consoles.
Para o futuro, a empresa pretende implementar novas funções no SDK disponível, como a captação de informações dos usuários para criação de listas de reprodução especiais ou a liberação de itens virtuais de acordo com o uso do Twitch. Além disso, celulares e tablets também estão nos planos de transmissão e visualização, com melhorias de compatibilidade e outras funções exclusivas.