Durante o final de semana, alguns jogadores de Far Cry 4 e Assassin’s Creed: Unity notaram que seus games desapareceram subitamente de sua lista de títulos do uPlay. O que, inicialmente, se acreditava fazer parte de um bug no sistema – como aconteceu recentemente na Xbox LIVE – se provou uma medida proposital da Ubisoft, voltada para “limpar” chaves irregulares obtidas em uma espécie de mercado cinza de games digitais.
Marketplaces como o Kinguin e o G2Play foram os responsáveis pelas vendas das Keys bloqueadas por, segundo a produtora, estarem à venda de maneira irregular. De acordo com a empresa, elas fazem parte de um esquema que se aproveita de brechas no sistema para vender jogos abaixo do preço sugerido nos países dos jogadores, gerando prejuízos às companhias envolvidas e também aos usuários que pagaram o preço correto por elas.
No G2Play, por exemplo, chaves de Assassin’s Creed: Unity e Far Cry 4 poderiam ser encontradas por valores até US$ 20 mais baixos que os oficiais. Isso é possível já que o site adquire as Keys em países cuja moeda está mais fraca, como a Rússia ou até mesmo o Brasil, para revende-las por valores abaixo do padrão, ganhando vantagens mercadológicas com as quais serviços oficiais como o Steam e uPlay simplesmente são incapazes de competir.
De acordo com a Ubisoft, a ação é algo comum e já realizado pela companhia antes. Além disso, a atitude gera investigações internas para conhecer a origem das fraudes e, efetivamente, cancelar as contas relacionadas a elas, para que a mesma situação não aconteça novamente. A indicação para os lesados é entrar em contato com a loja em que compraram os jogos para solicitar um reembolso ou uma nova chave que seja legítima.
Além disso, para evitar problemas futuros, a Ubisoft pede também que os jogadores comprem games apenas de revendedores oficiais para seus países e evitem tentar burlar o sistema para vantagem própria. Nesses casos, o barato pode acabar saindo caro e, ao pagar um pouco menos que o amiguinho naquele jogo que você tanto quer, pode se ver sem ele em um futuro próximo.
Foram utilizações irregulares como estas que levaram, recentemente, a Valve a aplicar um sistema de trava de região a jogos brasileiros no Steam. Desde dezembro do ano passado, jogadores do nosso país – e também de Rússia, Malásia, México e outros – não podem mais presentar usuários de outros territórios com os títulos adquiridos na versão nacional do serviço.
Com informações do Eurogamer.