Mesmo sendo um dos poucos jogos que faz a compra de um Kinect para o Xbox 360 realmente valer a pena, Just Dance tem suas raízes profundamente atreladas ao Nintendo Wii. De acordo com o diretor de planejamento da Ubisoft, Xavier Poix, o game de dança nasceu da vontade da empresa de aprender a lidar com o console e entender o funcionamento de seus controles por movimento.

Em entrevista ao IGN, ele conta que a desenvolvedora francesa foi uma das primeiras a colocar as mãos nos protótipos de Wii Remote para a criação de Rayman Raving Rabbids. Um dos minigames do título pedia que os jogadores batessem nos coelhos malucos de acordo com o ritmo da música. Aqui, problemas de precisão apareceram e a empresa precisou lidar com eles.

Em vez de tentar ampliar os limites do console, a Ubisoft se inspirou na abordagem da Nintendo com Wii Sports e decidiu mudar a abordagem. A ideia, então, foi fazer com que os jogadores realmente sentissem que seu corpo está gerando reações na tela, mesmo que os movimentos não sejam exatos. Basicamente, dar mais liberdade e pedir menos precisão, exatamente o que o video game necessitava.

Mais tarde, outro minigame de dança, disponível em Rayman Raving Rabbids: TV Party, daria as bases para a franquia Just Dance. O projeto do jogo musical foi conduzido em segredo por Poix e outros seis desenvolvedores, já que todos queriam distanciar a direção da empresa da ideia de que se tratava de um jogo musical tradicional.

Da produção, surgiu uma segunda ideia, a de trabalhar na desinibição dos jogadores. Daí vieram as coreografias coordenadas e com movimentos repetidos, permitindo que as pessoas pegassem o estilo dos movimentos de Just Dance com apenas algumas rodadas. O projeto deu certo e, apesar de um lançamento modesto, a série se tornou uma das mais lucrativas da Ubisoft.

Hoje, a equipe do título de dança conta com cerca de 300 pessoas, além de pessoas contratadas externamente, como os coreógrafos que conduzem os passos de cada canção. O time está dividido em diversos escritórios da Europa e trabalha não apenas nos jogos principais, mas também em spin-offs infantis ou dedicados a um único artista.

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