Aconteceu no último final de semana (dias 6 e 7 de setembro), em São Paulo, o Arena BSOG, um evento de e-Sports bem movimentado que distribuiu uma bela bolada em prêmios, e dava vaga para a Copa Mundial de e-Sports. Esqueça os MOBAs (tão comuns nesse tipo de evento), por lá as competições foram de Battlefield 4, Call of Duty: Ghosts, Counter-Strike: Global Offensive, Ultra Street Fighter IV e Ultimate Marvel vs Capcom 3.

Realizado em um grande espaço na zona Oeste de São Paulo, as atrações foram além dos campeonatos dos jogos citados. Claro que os grandes destaques foram estes, principalmente no domingo, quando rolaram as finais, mas também havia consoles free-to-play para a experimentação de alguns jogos, como FIFA 14, Watch Dogs, Just Dance, EA Sports UFC, entre outros, além da possibilidade de se testar alguns dos jogos no Xbox One, console da oitava geração.

IMG_5794

Ficamos no evento durante pouco mais de três horas, e foi o suficiente para conferir as finais do campeonato de Battlefield 4, disputada entre as equipes Nyx Ereb (que buscava o tetra-campeonato) e Noobs in War. O público presente, em boa parte competidores esperando a hora de seus torneios, acompanhou e vibrou a cada movimento mais ousado durante as partidas decisivas, que, além de exibidas em um telão ao vivo com comentários em tempo real, também foram transmitidas para o mundo todo através do canal do Twich da BSOG, como aliás, aconteceu com os principais momentos e embates do evento.

A localização, apesar de estar distante dos locais mais comuns para esse tipo de evento, era de facílimo acesso, ficando a menos de 500m da estação Ceasa da linha 9 da CPTM. É comum que esses torneios e eventos sejam realizados em locais mais centrais, como espaços na Av. Paulista, ou em grandes shoppings, mas mesmo estando longe desses locais, o acesso era bastante fácil, já que há várias linhas de trem e metrô que se interligam pela cidade.

Ao chegar no local, apesar da fácil localização, fiquei um pouco confuso, pois não havia nenhum tipo de identificação que ali estivesse ocorrendo o evento. Placas, faixas, ou mesmo o logo do evento não estavam presentes na fachada do espaço, o que talvez ajudasse a explicar em partes a relativa baixa presença de público que pude notar nas horas que passei no BSOG.

IMG_5836

Como citado mais acima, grande parte do público portava crachás de competidores, e era notável que outra grande parcela era de pais, irmãos, amigos e namoradas daqueles que estavam ali para disputar. O preço um pouco salgado da entrada para acompanhar o evento (R$50 + 1kg de alimento) talvez tenha espantado um pouco o público que se interessa por esse tipo de competição. Ainda mais que, embora houvessem alguns espaços com consoles free to play disponíveis, o foco eram mesmo os torneios, e não havia muito mais a oferecer aos visitantes quando se pensa em uma experiência diferenciada.

Apesar desses pontos negativos citados, o saldo é positivo. Com uma boa premiação em jogo e vagas para o mundial de e-Sports, a torcida é para que eventos como esse se multipliquem e fiquem cada vez mais acessíveis. Ajudando o e-Sport a crescer no nosso país, não só entre os praticantes, mas também entre os amantes dos vídeo games, que são milhões e podem enxergar nesse tipo de competição, uma forma de apreciar a sua paixão além do joystick no conforto de seus lares.

Nesta terça-feira (09), publicamos também a galeria completa do evento, com alguns de seus principais momentos. A lista de vencedores de cada uma das categorias você confere aqui.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)