A Sony está comemorando não apenas o bom número de vendas do PlayStation 4 desde seu lançamento, em novembro do ano passado, mas também o fluxo de novos usuários para a plataforma. De acordo com dados revelados pela empresa durante a E3 2014, cerca de 31% dos compradores do novo console não possuíam um PS3 na geração passada.
Mais do que isso, 17% dos clientes da Sony nessa geração escolheram começar pelo console no mundo dos games. Mas mesmo com tais números, a fabricante sabe que boa parte de seu público é composta por gamers hardcore – que a fabricante chama de connoisseurs, os “conhecedores”da plataforma e também do mercado de jogos.
São eles que a Sony precisa conquistar o tempo todo e é para eles que feiras como a E3 são feitas. Porém, John Koller, vice-presidente de marketing da empresa, disse em entrevista ao Kotaku que o movimento de “novatos” está cada vez mais se intensificando e que aquelas pessoas mais casuais, que chegam aos consoles apenas da metade para o final da geração, estão sendo atraídos mais cedo por causa do PlayStation 4.
Para o executivo, isso é uma amostra de que a plataforma é completa, não apenas como console, mas também como opção de entretenimento. Além disso, mostra que o preço é adequado para os benefícios da plataforma, mostrando ótima aceitação.