A temperatura é o maior terror de todo equipamento eletrônicos. Se o ar quente não tem para onde ir, ele acaba deteriorando componentes, fazendo com que alguns deles queimem, outros apresentem mal funcionamento e reduz por completo a vida útil do dispositivo. E esse é um problema com o qual os donos do PlayStation 4 convivem muito de perto.
Sendo assim, virou também uma boa plataforma para que técnicos “especializados” e sem muita noção vendam soluções aparentemente definitivas, e caras, só que extremamente simples. Dessas que você pode fazer em casa, como a demonstrada no vídeo acima, utilizando apenas uma borracha plástica, um pouco de boa vontade e menos de R$ 2.
Por ser uma solução barata e simples, vale a pena ser experimentada por você que vem sofrendo com aquecimento e temendo dia a dia pela saúde do seu PS4. Para mim, foi o que resolveu as falhas que eu já havia relatado aqui no site, como o eject automático de discos e os travamentos durante a execução de jogos.
Além da borracha em si, bases de sustentação de notebooks também podem servir para o propósito de suspender o PS4 e criar circulação – existem até mesmo modelos criados para o próprio console. Fique atento, entretanto, com aquelas que possuem coolers, de forma que as ventoinhas não empurrem o ar quente de volta para dentro do console.
Além disso, é sempre importante levar em conta algumas regrinhas básicas para garantir o bem estar do seu console, independente da fabricante e mesmo que ele não esteja apresentando problemas:
- Mantenha-o sempre em uma superfície arejada e lisa, com as laterais e a parte traseira abertas para melhor circulação;
- Nunca apoie artigos pesados sobre o aparelho nem deixe que seu gato durma sobre ele;
- Não passe os cabos pelas aberturas laterais do PS4 – o resultado pode até ser estético, mas você também estará caminhos de ventilação;
- Mantenha as saídas de ar sempre limpas, na medida do possível, de forma a permitir que a temperatura deixe o interior do console. Sempre atue de forma que a poeira venha para o lado de fora, e não seja levada para dentro;
- Fique atento aos sons durante o funcionamento, já que qualquer barulho estranho pode ser um sinal de que algo de errado está acontecendo. Coolers mais barulhentos, por exemplo, indica que eles estão trabalhando dobrado para manter o PS4 fresco;
- Em caso de problemas mais sérios, procure mão de obra especializada e, de preferência, após indicação. Evite abrir o console e seguir tutoriais online caso não se sinta seguro do que está fazendo.