Apenas um dia depois de a Valve anunciar que revelaria novidades sobre suas Steam Machines na GDC 2015, vem a informação de que o controle oficial das máquinas deve ser o grande destaque. De acordo com informações não oficiais publicadas pelo site Gamespot, a empresa já teria finalizado o design do joystick e quer apresenta-lo ao público no evento.
Quem falou sobre o assunto foi Kevin Wasielewski, presidente da Origin PC, durante a CES 2015. Segundo ele, a empresa será uma das parceiras da Valve no evento, que deve contar com o anúncio de novos equipamentos e, quem sabe, até mesmo mais datas de lançamento. Além disso, a ideia é dar aos desenvolvedores um contato direto com o resultado de tanto feedback, que já levou o equipamento a passar por pelo menos quatro redesenhos.
Além disso, houve mais uma grande mudança de direcionamento, com a Valve e outras empresas concordando que o termo “Steam Machine” não tem razão de existir. Como se tratam de máquinas voltadas não apenas a jogos, mas também entretenimento e até trabalho, todos estão preferindo se referir aos produtos como “PCs para a sala de estar”, um conceito já existente nos set-top boxes e que, agora, deve ser alavancado pela chegada dos produtos.
Tudo parece estar pronto para chegar ao mercado e, na mesma medida em que realiza as apresentações oficiais, a Valve e outras empresas aliadas já começam a fabricar os equipamentos. A empresa, porém, não falou oficialmente sobre isso.