Mario Kart 8

Mario Kart 8

por Newton Prates

Velocidade + Anti-Gravidade = 8

Mario Kart 8 é um excelente jogo de corrida, extremamente divertido, perigosamente viciante e possui gráficos que você nunca viu em um game do gênero antes. Voltado para todas as idades, seja você novato ou veterano na franquia, vai te surpreender em cada partida. Uma evolução do que já era ótimo e que merece grande destaque na nova geração.

Controles, bebês e pistas

Com uma mecânica conhecida, fluída e funcional, o novo Mario Kart não peca em nenhum fator quando se trata da jogabilidade. Porém, a ausência de atenção pela Nintendo com o seu próprio GamePad acaba desanimando àqueles que pretendiam jogar com cinco pessoas ao mesmo tempo, visto que seria uma adição mais que obrigatória, já que a proposta da empresa para com o controle sempre foi essa. 

O título se limita a apenas quatro players simultaneamente na TV, adicionando somente o reflexo da imagem original para o controle de tela. Além desse modo off-screen, pode-se usar o dispositivo como mapa da pista ou buzina. Sério Nintendo, buzina no GamePad?

mk2

O refinamento dos percursos das edições anteriores e os incríveis cenários novos estão em alta definição de forma fascinante. Tudo na tela parece vivo.

Os personagens selecionáveis são os clássicos, além de Koopaling (os filhos de Bowser, se prerir) e versões baby de Mario, Luigi, Peach e a novata Rosalina. Ao todo, são 30, incluindo os que você deve desbloquear, um elenco sem muitas surpresas. Mas o grande destaque não está nesse menu de seleção, mas sim nas máquinas que o jogador pode escolher. Dessa vez os carros e motos estão turbinados com rodas anti-gravidade, o que é novidade para a série e funciona muito bem.

Durante esse modo, o veículo faz loopings de acordo com que a pista ordenar, e caso colida com adversário, o recurso ainda ajuda, ou atrapalha, com um speed boost gerado pelas rodas. Ou você ganha uma vantagem considerável do seu adversário ou simplesmente é jogado para fora da pista, algo muito comum na temida Rainbow Road. A customização dos carros e motos também está presente. Você escolhe o modelo, roda e asa-delta de acordo com o seu gosto ou balanceamento de velocidade, drift, peso e outros fatores.

Como de costume, são 32 pistas para competir, separadas por oito categorias. Elas são variadas de acordo com o tema de cada copa, com o jogador tendo que correr inicialmente na Mushroom Cup para desbloquear as outras. Tanto pistas novas quanto as nostálgicas e reestruturadas de jogos anteriores do Mario Kart constituem uma seleção com temas bem agradáveis que vão desde a pista mais simples Mario Circuit até os enormes castelos de Bowser. 

Em mais um retorno ao passado, se você sai do percurso ou cai em um buraco, o famoso Lakitu vêm em sua nuvem e “pesca” o jogador colocando-o de volta ao percurso sem necessidade do delay da tela preta, como acontece nos jogos anteriores, melhorando então, o tempo em que se retorna para a corrida.

A dificuldade do jogo não decepciona. Dividida nas opções de 50cc, 100cc e 150cc como de costume, seus oponentes ficam mais velozes e espertos de acordo com a potência dos automóveis escolhida. Ao vencer em todas as modalidades com troféus de ouro, um novo modo Mirror é liberado e é nele que você mais encontrará dificuldades em permanecer em primeiro lugar, correndo contra uma CPU ainda mais ágil em cenários já vistos, só que dessa vez com o design espelhado. Não se preocupe, graças a jogabilidade e as respostas de comando de forma funcional e leve, basta um bom treino e logo você se sentirá no domínio da corrida

mk1

A BELEZA EM VELOCIDADE

Os gráficos da oitava edição de Mario Kart são um colírio para os olhos. A iluminação, as luzes do neon, o reflexo na pista, a água cristalina, o céu reluzente e os personagens que mais parecem action-figures que se movem pela tela vão te encantar ainda mais quando estão sendo controlados por você, já que até então, tínhamos apenas a visão de trailers e imagens oficiais.

Desde o menu até a minimalista tela de loading foram trabalhadas com um grande capricho. A trilha sonora segue com temas novos e reciclados de títulos anteriores. Orquestras e músicas envolventes contornam os cenários das pistas para dar ainda mais charme na sua corrida, mesmo que você esteja desesperado para fazer drifts, alcançar seus amigos e tacar aquele belo casco azul que segue o primeiro colocado da corrida, é difícil não notar as belas canções de Mario Kart 8.

CONECTANDO

mk3

Não é de se negar que um dos maiores atrativos de Mario Kart é o seu modo multiplayer. Como citado anteriormente, você pode jogar com até 4 pessoas localmente entre os modos Gran Prix, VS Race e Battle Modes, ainda que o jogo mantenha toda a adrenalina conhecida das corridas nos dois primeiros modos, a disputa presente no desafio de coletar moedas ou nas batalhas dos balões continuam sendo mornas e dispensáveis.

Integrado ao Youtube, assistir partidas repletas de efeitos especiais em Mario Kart TV é uma encantadora forma de relembrar momentos e disputas com os amigos.

No modo online, até 12 pessoas podem competir ao mesmo tempo e, dessa vez o sorteio do percurso é feito de uma forma diferente dos jogos anteriores. Em Mario Kart 8, três pistas aleatórias são colocadas para seleção em uma tela onde os respectivos Miis aguardam o inicio da partida. O jogador escolhe entre uma delas e o sorteio é feito automaticamente, uma nova regra bem-vinda, visto que nunca teremos repetição de cenários consecutivamente. O modo Time Trials também retorna sem novidades em relação ao seus antecessores, nele você joga contra o seu próprio tempo ou disputando contra ghosts de outros jogadores.

mk5

Com um servidor online refinado, a Nintendo trouxe de volta o recheio mais importante da franquia, sem nenhuma falha. Mesmo que as novidades sejam apenas a possibilidade de chat de voz com seus amigos durantes as partidas ou o Mario Kart TV, que transmite pequenos trechos dos seus trajetos e de outros jogadores do mundo todo por meios de aplicativos ou no próprio jogo, a certeza de uma divertida disputa estará sempre garantida tanto localmente quanto no multiplayer.

VERMELHO VS AZUL

Bananas, cascos verdes, bullet bill e outros itens clássicos retornam para as suas estratégias no percurso, só que agora reaparecem com mais frequência de modo a ajudar àqueles mais atrasados a passar pelos cristais semi-transparentes que revelam a sua arma de combate.

Colidir o seu veículo com o adversário nunca foi tão divertido. Além dos itens, derrapagens, vôos e manobras aumentam a velocidade provocando uma sensação de habilidade e adrenalina.

Os itens novos são bastante interessantes. Boomerang Flower é o que o próprio nome diz, um boomerang que ataca os inimigos retornando para você três vezes. Piranha Plant são as famosas plantas carnívoras conhecidas no mundo de Super Mario, elas seguem o adversário com sua boca tirando a velocidade do oponente atacado e ainda comem as moedas do cenário ativando o turbo do seu carro ou moto. Crazy Eight é um show de espetáculo, 8 itens ao mesmo tempo ficam em torno do veículo para você usar a hora que desejar, estrelas, cascos e bombas estão no kit.

E agora, o mais desejado de todos, a buzina vermelha Super Horn, que emite uma onda capaz de destruir o inferno que é o Casco Azul. É a primeira vez que vemos um item em específico que o consegue destruir sem segredos, mas você pode simplesmente usá-los para atrapalhar os outros corredores. Coin também é uma nova adição na roleta, mas trata-se apenas de ganhar uma moeda, algo totalmente inútil nessa função já que elas estão também espalhadas pelas pistas. Assim que alcançar todas as moedas necessárias para desbloquear todos os carros e motos, tirar uma moeda como Power Up será uma frustração total.

CONGRATULATIONS!

mk4

Em tempos que produtoras vivem adiando seus projetos e quando lançados, chegam recheados de erros, são merecidos os elogios à Nintendo pelo empenho e responsabilidade aos seus fãs e jogadores do console. A empresa não falha em divulgar uma data fixa para os seus lançamentos, cumprindo sem atraso a entrega de seus produtos com qualidade – mais um ponto importante – para as prateleiras e sua loja virtual eShop.

E isso não é diferente com Mario Kart 8, um produto final impecável, desde os pequenos detalhes dourados das moedas a se coletar até os mais variados cenários dinâmicos do jogo. Se Mario e seus parceiros necessitam de gasolina para os seus veículos, você vai precisar do Mario Kart 8 para as turbinas poderosas do Wii U.

E aqui vai uma pequena dica, nem pense em atacar seu amigo com o controle na cabeça dele na hora da raiva, pois dessa vez estamos lidando com um aparelho um pouco mais caro que o convencional. O ataque só está liberado se você não é o primeiro player e estiver com o Wii Remote protegido com silicone.