Assim como Resident Evil, Dead Space parece ser uma franquia que está cada vez mais ficando obscurecida após fracassos recentes. No caso da Electronic Arts, nem mesmo a desenvolvedora responsável pelo título, a Visceral Games, parece estar trabalhando em um novo game da série, já que se encontra envolvida com outros grandes games como Battlefield: Hardline e um título de Star Wars que faz parte do acordo com a Disney.
Mas, de acordo com o vice-presidente executivo dos estúdios de desenvolvimento da EA, Patrick Soderlund, Dead Space não está morto e pode muito bem voltar algum dia. Mas, de acordo com ele, isso precisa ser feito do jeito certo, com a equipe estudando o que fez dos dois primeiros jogos sucessos e trabalhando para que tais conceitos sejam apresentados a uma nova geração de jogadores.
Não é tarefa fácil nem rápida, e Soderlund faz questão de deixar claro que não existe nenhum tipo de trabalho nesse sentido acontecendo. Mas que, sim, sempre existe a possibilidade de ver a Visceral retornando às raízes do horror e criando um novo game da série que, para muita gente, foi o refúgio do Survival Horror enquanto Resident Evil desbancava cada vez mais para a ação. Mal sabiam eles que o mesmo aconteceria logo menos com Dead Space também.