War Tech Fighters

War Tech Fighters

por Fernando Scaff Moura

Ainda não é o jogo de mecha que queríamos

War Tech Fighters é um game de pilotar robôs gigantes e destruir tudo. Isso deve bastar para muita gente, mas existem camadas em um título bastante simples, mas repleto de idéias a serem exploradas por jogadores mais experientes. Basicamente, o mecha é controlado em um universo 3D e atira freneticamente em alvos que atacam incansavelmente; mas basta travar a mira, se conseguir, que soltar alguns mísseis resolvem a parada.

Agora, se a briga por para o corpo a corpo, o que resta é a atenção nas ações de gatilho para realizar um golpe certeiro. Ou seja, não existe uma grande estratégia, bastando estar virado para o lado certo e apertar os botões corretos para jogar. War Tech Fighters ainda apresenta uma movimentação mais dura e sem tanta influência da física, o que torna os controles mais fáceis, mas também tira a sensação de se estar no comando de um robô gigante.

São controles que causam certo estranhamento no primeiro contato, afinal, estamos no espaço, atirando, enquanto usamos jatos propulsores. Esse peso não era de se esperar, mas é fácil de se acostumar. Porém, depois de um tempo, aumenta a sensação de que você só está movendo um cubo em um mundo 3D.

Somado a isso, o jogo possui tantas pequenas mecânicas extras que o tutorial é dividido em diversas fases diferentes, com uma boa curva de aprendizado para conseguir jogar direito nas missões. Porém, a parte mais cansativa dos tutoriais é ter que ir de um para outro, pois, se não fosse por eles, jamais aprenderíamos a travar a mira, por exemplo, ou que existem elementos escondidos nos cenários, um dos pontos mais legais do título.

War Tech Fighters possui gráficos interessantes e algumas batalhas acontecem em cenários impactantes. Por outro lado, a maioria dos objetos são blocos que estão ali mais para atrapalhar a sua mira e liberdade de movimento, em vez de comporem uma história. Talvez se espere uma narrativa interessante para justificar o tiroteio todo, mas não, a ideia é sempre proteger algo e pronto, ainda que existam batalhas muito legais que acontecem em ruínas de estações espaciais.

War Tech Fighters é um bom game de tiro em terceira pessoa, mas pode decepcionar aqueles que esperam por um grande jogo de mechas.

Incomoda, ainda, uma certa repetição, por mais que algumas missões interessantes apareçam, nas quais é preciso explorar o mapa e alguns pontos de interesse para entender o que aconteceu ali. Ainda assim, é algo simples, que parece servir mais para forçar o jogador a não ficar parado no mesmo lugar, dando uma renovada no desafio.

É pouco, dentro do que se espera de um jogo de robôs gigantes lutando no espaço. Não é incomum que batalhas interessantes, mesmo com um desafio mais elaborado e exigindo agilidade no controle, sejam resolvidas com botões de gatilho. Isso faz com que a melhor forma de jogar seja na aproximação para o combate corpo a corpo, apostando na coordenação motora para vencer.

Entretanto, a base é um dos pontos altos do jogo e modificar o mecha sempre é algo divertido de se fazer. Temos um grande menu para navegar e decidir seus próximos passos no jogo, e até mesmo escolher as missões possíveis é interessante. O título cria muito bem a sensação de que estamos ficando mais poderosos e trocando de armas, e vale a pena explorar as possibilidades, mesmo que elas se resumam a evoluções da mesma coisa.

War Tech Fighters é um bom jogo de tiro em terceira pessoa, mas pode decepcionar aqueles que esperam por um grande jogo de mechas. O título é fácil de jogar e simples de entender, com um desafio para passar o tempo enquanto se flutua no universo.

O jogo foi testado no PlayStation 4, em cópia cedida pela Blowfish Studios.