A série de jogos oficial do Campeonato Mundial de Rali ganhou mais um título. WRC 6 é a nova tentativa da francesa Kylotonn de superar o grande título do gênero, DiRT Rally, trazendo o selo de licenciado da maior competição da modalidade no mundo. E dá para dizer que o grande destaque aqui fica por conta do avanço gráfico apresentado pelos veículos, repletos de detalhes e que respondem muito bem às interações com o meio ambiente (seja com a poeira ou a neve ou após uma colisão).
Logo de cara, é possível perceber que os esforços da desenvolvedora para tornar o jogo cada vez mais acessível foram bem-sucedidos. Isso porque WRC 6 permite que você realize algumas provas iniciais para sugerir um nível de dificuldade específico para a sua forma de jogar. Isso é personalizável, então, caso você evolua, pode incrementar o desafio para que o game continue interessante.
Se a precisão dos detalhes dos veículos chama a atenção, é impossível não notar os contrastes dos gráficos aplicados aos possantes com aqueles vistos nas paisagens que rodeiam o circuito. Mesmo nas laterais das pistas é possível notar uma diferença considerável, algo que se amplia ainda mais quando o olho do jogador consegue mirar algum ponto ainda mais distante.
Sejamos honestos ao lembrar que este tipo de prática (de investir mais nos gráficos do que está ao alcance dos olhos) é comum, porém, lembremos também que já estamos na oitava geração. O trabalho gráfico aqui é, no geral, muito bom, mas alguns detalhes podem gerar críticas dos mais exigentes.
Outro contraste evidente está na jogabilidade, que pode ser bem diferente dependendo da velocidade do seu veículo. Se por um lado é notável a diferença de desempenho entre carros da categoria Junior e da categoria profissional, é surpreendente notar também como a velocidade dos veículos também influencia nisso — e não de um jeito natural. Em suma, é mais fácil controlar um veículo em alta velocidade, com o possante adquirindo uma mobilidade no mínimo estranha quando está muito lento.
Em relação à física do jogo, não há muito do que reclamar. A impressão que dá é de um trabalho excelente em relação ao equilíbrio do veículo durante a interação com diferentes tipos de pista (asfalto, areia ou neve), apresentando características realistas que podem até agradar os fãs da série DiRT.
Outras características valiosas de WRC 6 são os eventos online, presentes em edições anteriores, capazes de ampliar os desafios ao permitir que você enfrente outros jogadores em disputas sazonais. Esse é um dos pontos altos da experiência online, que foi executa sem grandes problemas durante a nossa análise.
E, claro, o bom e velho multiplayer offline (o famoso “jogo de dois”) também está aqui, oferecendo a você e seus amigos a experiência de disputar duelos em tela dividida ou então em baterias individuais para até oito jogadores. Este, para mim, é um dos pontos altos do game, especialmente em uma época em que o multiplayer local é quase raridade.
WRC 6 é um jogo marcado por contrastes positivos e negativos na jogabilidade e também na parte gráfica.
Vale destacar a existência de recursos extras no modo carreira, como um tempo máximo para você consertar o seu veículo antes de voltar à pista. Durante um evento, você tem até 45 minutos para isso e cada tipo de reparo tem um custo específico em minutos. Estourar este prazo fará você receber um acréscimo ao tempo de prova, o que pode comprometer o seu desempenho.
Este tipo de recurso adiciona um desafio a mais ao jogador, especialmente àqueles que optam por modos de jogo mais realistas, nos quais os danos são mais intensos e frequentes. Aqui, vale ressaltar também a possibilidade de ter uma jogatina mais focada na diversão, ou seja, com pegada menos realista. Em suma, há tipos de jogos para todos.
Enfim, WRC 6 não é um jogo incrível e não vai realizar o feito de ameaçar o reinado de DiRT, mas, sem dúvida, consegue oferecer uma experiência bastante divertida. Ele pode soar repetitivo pela ausência de mais modos de jogo single player (você pode disputar o modo carreira, as corridas individuais ou então criar campeonatos), mas vai servir para você desafiar seus amigos durante um encontro com a galera, por exemplo.
De qualquer forma, a sensação que fica é de que WRC 6 poderia trazer mais. É possível encontrar diversão aqui, mas a impressão é de que ela é limitada e não demora muito para ser esgotada.
O jogo foi analisado no PlayStation 4, em cópia cedida pela Sony Music Games.