Fechando a lista de novos DLCs para a segunda temporada de Street Fighter V e também as previsões da lista vazada no começo de 2017, Zeku aparece para finalizar um ano conturbado para a Capcom, que parece sofrer de catarata, pois não vê que está se auto-sabotando em campos que domina há mais de 20 anos. Porém, parece que tudo está melhorando e o herói da virada é esse personagem de quem falaremos agora.
Para quem não sabe, Final Fight e Street Fighter compartilham o mesmo universo desde sempre, tanto que o primeiro jogo da série de beat’em ups quase se chamou Street Fighter ’89. É comum vermos, em jogos antigos da franquia, personagens como Chun Li e Guile, nos cenários de do segundo título, ou grande número de personagens de Final Fight nos jogos dos lutadores de rua desde 1995
Foi este o ano de lançamento de Street Fighter Zero, com a aparição de Sodom e Guy. Foi em Zero 2 que Zeku apareceu pela primeira vez, pois até aquele dia, todos só conheciam Maki e seu pai, Genryusai, como integrantes do estilo ninja de Guy, o Bushin-Ryu. Mas os fãs se interessaram pelo ninja verde e amarelo que aparecia nessas duas cenas, com muitos especulando que ele até poderia ser brasileiro.
Depois de ter sido esquecido pela Capcom, Zeku apareceria muito no imaginário dos fãs como personagem de Mugen, muitos fanarts, e, certamente essa vontade incessante dos admiradores levou a empresa a o inserir no jogo, visto que nenhum outro personagem repetido de Final Fight parece retornar tão cedo, incluindo o ninja de All Stars que todos adoram. Ainda mantendo a premissa de inovação sem deixar de ser clássico, fomos todos surpreendidos com um lutador que vai muito além de uma simples versão atualizada de Guy e que preenche a outra lacuna, de protagonista mestre de dois estilos de luta deixada por Gen.
Já anunciado como “Ninja morfador”, Zeku é idoso, mas pode rejuvenescer durante o combate. Em cada faixa etária, possui golpes, alcance e combos diferentes, que só compartilham os mesmos V-Skill, V-Trigger e Critical Art. Assim como acontecia com o Gen na franquias Zero e em Street Fighter IV, cabe ao jogador ter a habilidade de saber lidar com dois estilos de combate que mudam e correspondem ao estilo novo do personagem e ao estilo antigo já conhecido do Guy. Essa troca faz parte da brincadeira pois nesse caso a forma nova corresponde à jogabilidade “velha” do Guy e a forma velha corresponde à jogabilidade nova com seus chutes cortantes de longa distância e o clássico golpe do pulo bolinha, com propriedades alteradas, certamente.
V-Skill: Fukuro
Zeku alcançou o nível avançado do BushinRyu e a troca de forma é uma técnica obrigatória, que nem Guy aprendeu ainda, uma ilusão que todo fã de Naruto conhece como GenJutsu. Ela consiste em trocar de forma seguramente durante um ataque e é variada entre elas, diferindo da troca simples, realizada com o comando de dois pra baixo mais dois de soco. Muito usado como finalizador de combo, Fukuro quer dizer “coruja” em japonês e o mistério do significado certamente está guardado pela Capcom.
V-Trigger: Shingekiko
Tão complicado quanto o nome, essa técnica consiste em três partes: o início, a ativação de cancelamento entre os golpes normais para emendar mais ataques; a segunda, um dash com teleporte, cuja eficiência ainda deve ser testada contra agarrões e que permite ao jogador usar os ataques normais em Chain Combo, como Juri faz durante o Feng Shui Engine; e a terceira parte, ativar o golpe final no tempo certo após o combo de normais com um super golpe cancelável em Critical Art no último ataque. A vantagem é que este combo grande garantido pode ser ativado depois de um extenso, causando muitos danos e, mesmo na defesa, serve para reduzir distância rapidamente para pressionar o oponente.
Critical Art – Batsuzan Gaisei
O golpe mais forte de Zeku é uma soma dos Ultras 1 e 2 do Guy em Ultra Street Fighter IV com o Ragnarok, ataque de nível 3 de Strider nos crossovers. Ele consiste em lançar o inimigo ao ar com o clássico chute com salto mortal pra trás, e acima, varia entre formas enquanto acerta o adversário como o ninja, mas não troca de forma após a execução. Tem visual muito bonito, mas não é dos ataques que mais tiram energia, servindo como anti-aéreo também.
Analisando a versão velha com a nova, temos referências ao jovem ninja de Final Fight:
- Ninja Flip: pulo em parábola que permite cotovelada, chute ou agarrão com inimigo no chão;
- Houzanto: ombrada rápida que joga o adversário para o ar. Na versão EX, envia mais alto, abrindo para novos ataques;
- Ninja Run: clássica corrida que permite variações entre cancelar, rasteira e chute sobre a cabeça (overhead). As poses são diferentes mas a funcionalidade é igual;
- O ataque overhead da versão nova é igual à de Guy;
- O soco forte abaixado da versão velha é idêntica à de Guy em Street Fighter Zero;
- Ninja Drop: agarrão aéreo criado em Ultra Street Fighter IV;
- Classic Combo: a sequência de soco fraco, médio e forte que pode ser finalizada com chute forte ou agarrão para o lado oposto, como em Ultra Street Fighter IV;
- A rasteira forte da versão nova é idêntica à de Guy, enquanto a da versão velha é similar à rasteira média dele;
- A voadora forte é idêntica à voadora de Maki;
- O chute durante o Ninja Run é idêntico ao chute de Maki na versão forte.
Você já deve ter percebido que a versão mais jovem de Zeku lembra muito outro personagem famoso da Capcom que faz muito sucesso nos crossovers, o ninja do futuro Strider. No modo história. ficamos sabendo que o estilo Bushin Ryu é a origem primitiva dos guerreiros futuristas da franquia de ação, que prosperarão ao passar dos séculos, mas usando armas para lidarem com as ameaças robóticas e mutantes, que no tempo contemporâneo são dispensáveis, visto que o próprio velhote consegue reproduzir os cortes de navalha usando os pés.
Zeku ainda se apresenta como um espião dos planos de M. Bison. Sua forma semelhante à do personagem dos crossovers é uma pista de que, no futuro, o jovem Guy pode se tornar o primeiro mestre dos Striders. Esperamos que essa história seja contada oficialmente algum dia.
Muitos sabem que Street Fighter V ainda não tem o resultado esperado em vendas, apesar de ser o evento principal nos EVOs desde sua primeira temporada. Agora percebe-se que as impressões sobre o jogo melhoraram e se mostra uma decisão acertada anunciar Zeku próximo à terceira temporada, que começa em dezembro com, suspeita-se, o retorno de um personagem clássico da franquia.
Parece que foi uma feliz escolha lançar um personagem tão esperado, capaz de se transformar em outro muito amado nos crossovers e, ainda, com sistema de jogo parecido com o de um outro lutador, que deixou “viúvas” no título anterior. E isso ainda abriu especulações na história.
É claro que um personagem de DLC não vai salvar as vendas, mas é um começo, e caberá à Capcom manter essa maré positiva com o anúncio de mais protagonistas, além das novidades da atualização, que chegará em janeiro de 2018 com o tão esperado modo Arcade. Acima de tudo, ela precisa parar de tropeçar nas mesmas pedras que os fãs já alertaram que estão no caminho.