A Epic Games surpreendeu todo mundo duas vezes quando anunciou Unreal Tournament: primeiro, pelo jogo em si, e depois, por estar liberando ele gratuitamente. E, em uma entrevista ao VG24/7, o diretor do projeto, Steve Polge, afirmou que este será um jogo “generoso” e efetivamente grátis, voltando a dizer que ele não terá microtransações nem nenhum tipo de vantagem especial para os usuários pagantes.

Segundo ele, o sistema free-to-play foi o que melhor se encaixou com a ideia de desenvolvimento comunitário do título, outra novidade para a franquia. Como Unreal Tournament é um game amado pelos jogadores, nada melhor do que dar a eles a chance de participar ativamente de sua criação e também usufruir dele plenamente depois de pronto.

Na visão de Polge, a gratuidade permite que todos os envolvidos, sejam desenvolvedores ou usuários, estejam sempre “na mesma página” com relação ao título e tenham acesso a todo o conteúdo da mesma maneira, independente de meios de pagamento ou não. A única cobrança se relaciona à licença da Unreal Engine em si, necessária para quem quiser se envolver de forma mais ativa com a produção do jogo.

Mas haverá, sim, um marketplace online, onde modders poderão vender suas obras como novos personagens ou mapas. E é aqui que essa generosidade da Epic Games também deve entrar em funcionamento, já que a empresa cobrará uma porcentagem dos lucros pela disponibilização das ferramentas de modificação e também do próprio game.

Polge disse não saber ainda exatamente como os ganhos com a venda de itens serão divididos, mas já deixa bem claro que a preocupação da Epic com a comunidade também se estende a esse aspecto. A ideia, de acordo com ele, é criar um modelo atrativo e justo para todos os envolvidos.

Unreal Tournament foi anunciado na última sexta-feira (09) e ainda não tem data de lançamento marcada.

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