A onda de desenvolvedoras de jogos assumindo um controle cada vez maior sobre suas adaptações cinematográficas agora parece ter a Activision como nova participante. De acordo com informações ainda não confirmadas oficialmente, a empresa estaria em vias de abrir seu próprio estúdio para produção de conteúdo para TV e cinema, tendo Call of Duty como um dos primeiros produtos dessa empreitada.
De acordo com o publicado pelo The Information (via Engadget), a ideia seria manter controle criativo sobre as franquias da empresa, ao mesmo tempo em que elas são expandidas para outras mídias. A ideia da Activision não seria produzir as próprias adaptações, mas sim, trabalhar de forma mais direcionada com estúdios de cinema e garantir que o produto final seja fiel aos jogos e à vontade dos fãs, evitando assim a “maldição dos filmes de game”.
Os primeiros passos dessa iniciativa teriam sido dados já com o longa de World of Warcraft que, apesar de ser uma produção licenciada, foi fruto de um cuidado e um trabalho especializado. Entre os termos do contrato com a Legendary Pictures, por exemplo, está a participação direta da Blizzard no processo de produção e a garantia de uma história que não apenas leve a saga aos cinemas, mas também contribua com sua cronologia.
Por enquanto, nenhuma das novidades foi confirmada oficialmente, mas medidas como estas estão longe de serem novidade. Dá para citar, por exemplo, o exemplo de Ubisoft e Naughty Dog, que mantêm um controle bastante próximo sobre as adaptações de Assassin’s Creed e The Last of Us, respectivamente, contando até mesmo com membros da equipe de produção dos jogos envolvidos também nos filmes.