Seis meses e meio de trabalho foram suficientes para transformar impossível em possível em uma tentativa de finalmente, agradar aos fãs. Foi o tempo que a Maxis levou para criar o modo offline de SimCity, uma exigência dos fanáticos pelo simulador de cidades desde que ele foi lançado e muita gente ficou sem jogar devido à exigência de uma conexão constante aos servidores da EA.
Agora, porém, tudo está prestes a mudar. Em uma atualização gratuita, a empresa irá disponibilizar o modo desconectado a todos os jogadores em uma mudança que, de acordo com o engenheiro-chefe da Maxis, Simon Fox, exigiu mudanças no “coração” de SimCity. Falando no site oficial do game, ele afirma que até mesmo funções básicas, como a forma como as cidades são salvas e carregadas, tiveram de ser completamente retrabalhadas para funcionarem offline.
Foi justamente essa dificuldade que levou os desenvolvedores a, em março de 2013, afirmarem que tal função não seria possível devido à forma como as cidades são constituídas. O que se viu quando SimCity chegou às lojas, porém, foi um verdadeiro desastre, com usuários impedidos de aproveitar o título que haviam acabado de comprar e muitas falhas criadas por um servidor que simplesmente não aguentou a carga.
Tudo vai mudar em data ainda não divulgada. A atualização que vai liberar SimCity para a jogatina offline está em seus estágios finais de testes e deve sair em breve, de maneira gratuita, para todos os usuários.