Enquanto se prepara para o lançamento de The Evil Within, o criador Shinji Mikami falou um pouco ao The Guardian sobre o que poderemos esperar do título que promete trazer de volta o Survival Horror aos games. E, para ele, o gênero se baseia em basicamente dois fatores: o medo e a insegurança.
Segundo o designer, que também foi o idealizador da série Resident Evil, a ideia é dar aos jogadores o controle de personagens vulneráveis e “normais”. Assim, acredita ele, nem sempre a sobrevivência está garantida e, em uma situação de ameaça, tais sensações farão com que o usuário se envolva mais com a proposta e, no final das contas, fique tenso com o que está acontecendo.
Para Mikami, a criação desse tipo de situação é fundamental. Não se faz horror com hordas e horas de criaturas, por mais aterrorizantes que elas sejam, caso o jogador tenha balas e recursos à disposição para acabar com elas com facilidade. “Não quero ficar parado matando dúzias de inimigos. Não tenho energia para isso”, concluiu ele.
The Evil Within chega em 14 de outubro para PC, PS3, Xbox 360, Xbox One e PlayStation 4. O título é um dos assuntos principais da mais recente edição do New Game Pocket, onde discutimos, justamente, sobre o retorno dos jogos de terror.