Um grupo de hackers ainda não identificado está realizando uma série de ataques de negação de serviço contra os servidores de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn. De acordo com a Square Enix, os golpes estão ocorrendo desde o último final de semana e dificultam o acesso de usuários ao redor do mundo, que encontram dificuldades para acessar o serviço. A empresa, porém, garante que dados pessoais e personagens salvos estão totalmente seguros.
Os jogadores da América do Norte e Europa são os mais afetados pelos ataques, mas usuários de outras regiões também podem encontrar dificuldades. Mesmo quem consegue logar está sujeito a instabilidades, lentidões e desconexões repentinas, que basicamente, impedem que a experiência com o título seja aproveitada plenamente.
A Square disse estar tomando todas as medidas possíveis para conter os problemas e resolver a questão o mais rápido possível. Como se trata de um problema externo, porém, a empresa pode fazer muito pouco a não ser esperar que os atacantes encerrem a atual onda de DDoS, para que o servidor possa voltar a seu funcionamento normal.
Ataques de negação de serviço são realizados por hackers para dificultar ou interromper o funcionamento de serviços online. Usando redes de computadores comprometidos ou softwares específicos, eles enfiam dezenas de milhares de solicitações sucessivas para um mesmo servidor, até atingir o máximo de sua capacidade e, efetivamente, tirá-los do ar. Os golpes representam um incômodo temporário mas não costumam resultar em danos físicos ou roubo de dados.