O passaralho, desta vez, avisou para onde será sua próxima viagem e parece prestes a poucas nos escritórios da inglesa Codemasters. De acordo com informações do Eurogamer, pelo menos 30 funcionários serão mandados embora no mês que vem como parte de um programa de reestruturação interna da companhia. O total de demissões pode chegar até 50.
Os principais afetados serão funcionários dos setores de design e arte, nas equipes responsáveis por franquias como Dirt e Grid. Outros segmentos da Codemasters também podem ser atingidos, mas aparentemente, apenas o time de desenvolvimento de F1 2015, e outros títulos baseados no esporte, estão livres da onda de dispensas.
O programa de reestruturação teria, inclusive, interferido nos planos de lançamento do próximo título da série Grid, que de acordo com as informações não confirmadas, entraria em Early Access no Steam até março, dependendo de negociações com fabricantes de carros. Com as demissões e a redução no time de desenvolvimento, porém, os planos parecem ter sido deixados de lado.
Oficialmente, a Codemasters confirmou a contratação de uma consultoria externa para reorganizar suas atividades e melhor se preparar para os desafios de 2015. Além disso, afirmou que existe sim a possibilidade de demissões caso algumas das posições presentes hoje na empresa sejam consideradas redundantes ou desnecessárias. Apesar disso, a mudança não deve afetar o calendário de desenvolvimento dos jogos em produção.
Hoje, a Codemasters tem cerca de 500 funcionários espalhados por diversos escritórios no Reino Unido, além de trabalhar com a Bandai Namco na distribuição de seus games, inclusive no Brasil. A desenvolvedora é especializada em jogos de corrida, apesar de relatos apontarem que ela teria, durante alguns meses, trabalhado em um projeto de MMO que acabou sendo cancelado antes mesmo de seu anúncio.