A falta de jogos da Electronic Arts para o Wii U, principalmente, já era digna de nota desde o lançamento do console. Agora, porém, fontes ligadas à EA afirmam que a Nintendo está efetivamente morta para a desenvolvedora, por ter se tornado uma empresa com plataformas focadas para o público infantil, no qual a companhia não estaria interessada.
A reportagem do site Computer and Videogames afirma que as relações entre Nintendo e Electronic Arts azedaram pouco após o lançamento do Wii U. Mesmo Mass Effect 3: Special Edition, o único lançamento da marca que recebeu atenção especial por parte da desenvolvedora BioWare, não se saiu bem nas prateleiras e teria acabado por sepultar de vez a relação entre as duas empresas.
O sentimento, inclusive, seria compartilhado por outras grandes publicadoras de jogos, como é o caso da Activision. O foco de ambas estaria nas grandes franquias, algo que a Nintendo não seria capaz de proporcionar nem com o Wii U nem com o 3DS. Daí, então, o distanciamento entre as empresas. Varejistas também mostram desesperança sobre o futuro do console de mesa.
Até hoje, a Electronic Arts lançou apenas quatro jogos para o Wii U: o já citado Mass Effect 3, FIFA 13, Madden NFL 13 e Need for Speed: Most Wanted. Já a Activision possui mais ofertas para o console e, inclusive, lançou seu principal game recente, Call of Duty: Ghosts, também para o video game da Nintendo.
A declaração da Electronic Arts não foi confirmada oficialmente. Inclusive, a afirmação de que a empresa não estaria interessada em jogos infantis soa estranha, principalmente quando se leva em conta a série MySims, voltada especificamente para os pequenos, além da antiga parceria com a Hasbro, que transformou, por exemplo, Banco Imobiliário e Jogo da Vida em video games.