Domingo passado, numa galáxia nem um pouco distante, eu visitei uma “Feira do Rolo”. Como o nome sugere, uma feira onde se fazem escambos e trocas. Mas na verdade o que “rola” é a venda de itens usados, de gosto e procedência duvidosos.
Em meio a eletrodomésticos, talheres usados e outros itens que pareciam vir diretamente do lixão mais próximo, eis que eu me deparo com um saudoso Nintendo Sixty Foooooooouuurrrrr!
Perguntei quanto era e o “tiozinho” respondeu: “80 reais”. Como aquela era uma feira do rolo fiz o que era de se esperar, desdenhei e segui em frente vendo o que o local tinha a oferecer. Trombei com um clone de Nintendinho, dois Telejogos que infelizmente não funcionavam e alguns PlayStation 2.
Voltando para o carro passei novamente pela “barraca” onde vi o N64 e resolvi negociar. Ofensivamente mandei: “A feira ta acabando, faz 50 que eu levo”. O tiozinho mandou 70 e fomos num bate-rebate de valores até que acordarmos no, para mim, incômodo valor de R$ 65. Incômodo pois eu nem sabia se o aparelho funcionava. No final das contas levei pra casa um N64 com controle, um memory card que acredito que o tiozinho nem tinha notado e um adaptador para cartuchos “alternativos” que foi sumariamente sepultado na minha gaveta de cabos velhos.
Chegando em casa, corri para o Mercado Livre para caçar alguns dos meu títulos favoritos do N64, de cara arrematei cinco clássicos: GoldenEye 007, Doom 64, Star Wars Racer, Star Wars Shadows of The Empire e Mace “que jogo foda” The Dark Age, o qual pretendo resenhar em breve. Mas hoje ficaremos com o ambicioso projeto multimídia da LucasFilm.
SoTE nasceu com a proposta de expandir o universo Star Wars cobrindo um período de tempo até então nunca explorado, entre os filmes “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”. O projeto incluía, alem do game, livro, quadrinhos, brinquedos e trilha sonora.
A história seria contada no livro, nos quadrinhos e no game, sendo necessário colecionar os 3 itens para uma total compreensão dela. O projeto era tão grandioso que Geroge Lucas chegou a dizer que, se pudesse voltar até 1980, faria um filme com a trama do livro, que se focava na linha principal e nos personagens centrais.
Os quadrinhos mostravam Boba Fett lutando para ficar com o corpo congelado de Han Solo.
E o game focava em um novo personagem, Dash Rendar, o contrabandista amigo de Han e Lando.
Dividido em quatro capítulos, o jogo se inicia na Batalha de Hoth, com o jogador pilotando um Snowspeeder e lutando contra AT-STs e AT-ATs. No segundo capitulo, Dash tem que enfrentar Boba Fett durante a Batalha de Gall. No terceiro, ele deve proteger Luke em Mos Eisley e conseguir planos secretos do Império. Já no último, Luke, Lando, Dash e Chewbacca vão para Coruscant resgatar a Princesa Léia de Xizor, vilão principal da historia.
O game é basicamente de tiro em terceira pessoa com uma jogabilidade razoável, mas confesso que as partes mais divertidas do game são as que se pilota os veículos. Reviver a Batalha de Hoth usando o direcional do N64 ao som de uma trilha muito parecida com a dos filmes é bem divertido.
Falando na trilha, ela não desaponta. Misturando temas clássicos do filme com novas músicas que combinam perfeitamente com o jogo. Em alguns momentos, ela fica meio repetitiva, mas no calor da jogatina isso não incomoda. Os efeitos são os mesmo dos longas, mas o game só peca na falta de diálogos falados, contando somente com pouca frases ditas durante o jogo.
Graficamente o jogo é pobre, mesmo para sua época de lançamento. Texturas fracas aliadas ao fumacê que eram os jogos do N64 deixavam uma sensação estranha, principalmente nas fases em ambiente aberto.
As fases são muito grandes e com muitos itens para coletar, abrindo assim alguns segredos do jogo e exigindo muita exploração para encontrá-los.
É interessante observar o momento de transição que a industria dos games vivia, dá para notar características de jogos mais old school como a contagem de vidas e ao mesmo tempo a estrutura de fases longas e complexas que começou a surgir no meio da geração 32/64 bits.
Star Wars Shadows of The Empire não é um super jogo, mas também esta longe de ser ruim, diria que ele cumpre seu papel. É um game divertido apenas, mas quem é fã de Star Wars pode colocar ele como um dos melhores jogos baseados nesse universo. Ele foi inicialmente apenas para Nintendo 64, em 1996, no ano seguinte teve uma versão lançada para Windows, com grande melhoria gráfica e sonora, diálogos dublados e texturas superiores.