Os preços dos jogos e consoles podem ter aumentado, assim como a cautela do consumidor brasileiro diante das dificuldades econômicas pelas quais o país está passando. Mas, para a Warner Games, a crise não afetou o mercado nacional de jogos eletrônicos que, pelo contrário, continua aquecido. Motivado pelos grandes lançamentos e pelo aumento cada vez maior na base instalada do Xbox One e PlayStation 4, o setor deve apresentar um crescimento de 11,6% em 2015.
Esse aumento deve se refletir em um faturamento total de R$ 1,4 bilhão, sendo um terço desse total oriundo apenas da venda de consoles. A velha geração ainda tem força, afirma a companhia, mas são os novos video games que vêm apresentando aumento cada vez mais impressionante nos números, se tornando, assim como lá fora, cada vez mais o centro das atenções de desenvolvedores e distribuidores.
De acordo com as informações apresentadas na Warner Games Summit 2015, nesta terça-feira (07), a companhia é, sozinha, responsável por 30% do mercado nacional de jogos, na união dos títulos de Electronic Arts, Capcom e da própria Warner, todos distribuídos oficialmente por aqui. FIFA, por exemplo, figura desde 2013 como a franquia mais vendida do Brasil, enquanto LEGO apresenta o maior crescimento, número de lançamentos e também os títulos mais baratos, podendo ser encontrados a partir de R$ 79,90.
O palco do evento, que aconteceu em São Paulo.
Outro número que deixou a companhia bastante impressionada foi o obtido por Mortal Kombat X. De acordo com Ismael Crivelli, diretor da Warner para produtos Core (aqueles que não são esportivos, casuais ou infantis), 52% dos gastos dos brasileiros com jogos novos durante o mês de abril foram empregados apenas no mais recente episódio da saga de luta
O futuro ainda está na prateleira
E a maioria desses resultados positivos, segundo a diretora de marketing da companhia, Alessandra Koster Aguiar, se devem “à importância da caixinha”. De acordo com ela, dos 44 milhões de gamers em atividade no Brasil, 35 milhões estão nos consoles ou, pelo menos, possuem um video game em casa. E, para os brasileiros, ter os games em versão física, com suporte adequado e localização para o nosso idioma faz toda a diferença.
É justamente por isso que boa parte da estratédia da Warner para o nosso país gira em torno dos jogos em disco. Durante o Games Summit 2015, a empresa apresentou versões exclusivas de Mad Max e FIFA 16 para o nosso país, além de ter dado grande foco para o fato de que toda a sua linha de lançamentos para os próximos meses está localizada para o nosso idioma, seja apenas com legendas ou também com dublagem.
Até o Batman esteve no evento para jogar com ele mesmo.
Além disso, a distribuidora chama a atenção para DLCS e conteúdos extras especiais, além de torneios e eventos oficiais. A Capcom Pro Tour, campeonato oficial de Street Fighter promovido pela própria desenvolvedora do game, terá suas eliminatórias em outubro, com os oito melhores se enfrentando em plena Brasil Game Show. Falando em BGS, a Warner já confirmou presença na feira e deve voltar com um dos maiores espaços por lá, com direito à já tradicional Arena FIFA e alguns de seus principais jogos para que os visitantes possam experimentar.
Apesar de o clima como um todo ser de otimismo, a Warner admitiu que as previsões originais para 2015 eram maiores. Ainda assim, o que fica claro a partir da apresentação da companhia é que o momento é de olhar cada vez mais para cima.