Quando testei LEGO: Avengers em um evento da Warner Bros. Games, a primeira coisa que veio em mente foi o seguinte: “já vi isso antes”. A maneira como o jogador é condicionado a jogar com os bonecos em peças de LEGO é bem parecida com o que já foi visto em diversos outros títulos da empresa de brinquedos de montar. Os personagens que controlamos são os mesmos do primeiro filme; com as mesmas as ações de pular e se movimentar e inclusive, montar peças para avançar a trama já virou uma fórmula básica da série.
De maneira mais específica, na demonstração disponível jogamos com a Viúva Negra, Capitão América e Gavião Arqueiro. Os três já estavam disponíveis desde o começo da partida e era possível alternar entre qualquer um deles a qualquer momento. Como já citado, os movimentos básicos são os mesmos de sempre, mas claro, cada personagem tem uma habilidade que o torna único: o Capitão América pode lançar o escudo, o Gavião Arqueiro pode atirar com todo tipo de flecha, a Viúva Negra pode utilizar vários apetrechos da S.H.I.E.L.D. a seu favor (como um aparelho para ficar invisível, por exemplo), e, conforme o jogador avançar no game, mais personagens vão surgindo, e com eles novas habilidades também (Thor pode voar, Homem de Ferro que, bem, é o Homem de Ferro e claro, o Hulk que… Esmaga).
O cenário disponível para testes era a famigerada batalha de Nova Iorque, presente no primeiro filme dos Avengers, e que apesar do sucesso estrondoso trouxe polêmicas consigo (como o descaso com o bem estar dos civis da cidade), as quais aparentemente o jogador poderá dar maior atenção no game. Será possível, portanto, utilizar de todos os recursos que estes super-heróis dispõem para salvar o maior número de pessoas ainda presas no lugar, em meio ao caos gerado por Loki e os Chitauri.
Todavia, mesmo pegando carona no incrível sucesso dos filmes da Marvel, parece que o título ainda precisa de algo para alavancar de verdade. O LEGO: Jurassic World, por exemplo, dá ao jogador a chance de jogar na pele dos dinossauros, enquanto que LEGO: Batman traz personagens para lá de carismáticos (e isso por si só faz uma baita diferença), e até mesmo LEGO: Dimensions, que está por vir, trará novidades consigo. Já em LEGO: Avengers, a essência dos jogos da franquia de blocos está lá, mas falta algo que o torne único e traga personalidade à sua existência, para que não seja mais um jogo de LEGO em meio a tantos outros tão ou mais divertidos – ou pelo menos assim a demonstração fez sentir.
“LEGO: Avengers” está sendo desenvolvido pela Traveler’s Tale e será lançado no fim do ano para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360, Wii U e PC. O título recontará as histórias de “Vingadores” e “Vingadores: A Era de Ultron” em um único game, repleto de personagens que apareceram nos dois longas-metragens e contará ainda com legendas em português, além da dublagem feita pelos mesmos atores dos filmes.