République é um daqueles games que eu uso como exemplo na hora de (tentar) mudar a opinião dos mais preconceituosos com a jogatina mobile. Vencedor de diversos prêmios e aclamado pela crítica, o game tem cacife o suficiente para bater de frente com muitos lançamentos recentes. E é exatamente isso que ele vai fazer no começo de 2016, quando vai receber uma versão PlayStation 4.
O anúncio foi feito pela distribuidora japonesa GungHo, que será a responsável por trazer o game para os Estados Unidos e Europa. Desenvolvido pela Camouflaj em formato episódico, République chegará exclusivamente ao console da Sony com seu conteúdo completo, acessível na ordem, para que o jogador possa acompanhar a trama na íntegra.
No game, o jogador assume o controle de um indivíduo misterioso que, no comando das câmeras de segurança de uma instalação, deve ajudar a protagonista Hope a descobrir a verdade sobre um governo ditador e escapar de suas garras. O clima é Orwelliano, com vigilância constante, guardas por todos os lados, personagens que transitam entre o bem e o mal e muita distopia.
Por enquanto, a única adição confirmada é a possibilidade de, pela primeira vez, controlarmos a personagem efetivamente. Então, em vez de utilizarmos câmeras e outros equipamentos, apenas indicando o caminho a seguir a ela, poderemos efetivamente assumir o papel de Hope, o que deve trazer novos desafios para o game. Melhorias gráficas ou outros extras, porém, não foram revelados.
O produtor de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Ryan Payton, é o principal nome por trás de République. Ele, que também foi o diretor criativo de Halo 4, é o diretor da Camouflaj e se disse muito feliz por ver seu título, que foi inspirado por tantos clássicos da era PlayStation, finalmente chegando ao mais recente console da Sony.
Em 2012, quando foi financiado pelo Kickstarter, o jogo arrecadou US$ 555 mil. République está disponível atualmente para PC, iOS e Android, com três de seus cinco episódios já liberados. O lançamento para PS4, aliás, vem como mais uma boa notícia para quem está acompanhando o jogo – os capítulos finais devem chegar ainda neste ano.