O ano é 2013 e o lugar é a E3. Ainda animada com a transformação da Microsoft Vancouver na recém-criada e renovada Black Tusk, a fabricante do Xbox 360 apresenta um vídeo de uma “ambiciosa nova franquia” que está sendo desenvolvida pelos canadenses. No vídeo, de pouco mais de um minuto, muita luz, gráficos de nova geração e o prenúncio de um tiroteio. A expectativa é de um novo Halo.
Passa-se quase um ano e a Black Tusk é anunciada como a empresa que, de agora em diante, será a única responsável pela franquia Gears of War, agora uma plena propriedade da Microsoft. E a tal franquia inédita que representava a galinha dos ovos de ouro da empresa? “Ainda não foi determinado”, afirma uma mensagem enviada pelo Twitter.
O diretor dos estúdios de desenvolvimento da Microsoft, Phil Spencer, deu mais detalhes em uma entrevista ao GamesIndustry International. Segundo ele, o vídeo exibido na E3 de 2013 não passa de um conceito para apresentar ao mundo o novo estúdio e que nada que estava sendo trabalhado pela Black Tusk antes da chegada de Gears foi descartado.
Além disso, ele lembra a todos que nada acontece de repente nessa indústria e que o diretor da Black Tusk, Hanno Lemke, sempre esteve ciente dos desenvolvimentos sobre a transferência da propriedade de Gears of War. Sendo assim, a entrada da saga para o portfólio da empresa pôde ser vista com antecedência e, logicamente, encaixada no cronograma geral da produtora.