Em 2012, o espanhol Locomalito lançava sua obra-prima, Maldita Castilla, de graça no GameJolt, e chamava a atenção ver um game claramente inspirado em Ghost’n Goblins, com um visual mais sombrio ainda, dificuldade moderada e estimulante para os saudosos e um grande desafio para os novos jogadores. Com visual retrô e cara de jogo de arcade, vamos embarcar nesta história com temática de terror medieval super bem ambientada graças aos efeitos e trilha sonora, sem falar das animações  e cenários maravilhosos com sangue escorrendo e devastação.

story01

Como sempre, o capeta não dá descanso, e quando viu que a princesa do reino de Castilla estava sofrendo por causa da morte do seu amado, as lágrimas deste momento de fragilidade foram transformadas em jóias e se tornaram uma chave que abre o caminho para o mundo das trevas. Assim, o mundo humano foi invadido por todo tipo de monstros e somente os quatro cavaleiros mais valentes, a serviço D’El Rey, poderiam livrar o feudo destas ameaças.

Você parte em uma jornada com mais tres personagens que aparecem esporadicamente para te ajudar. Apesar da história clichê, ela remonta aos primórdios dos contos medievais e a semelhança com seu game de referência não é a toa, mas teremos mais surpresas do que uma simples homenagem.

Maldita Castilla pode ser considerado a versão “gore” de Ghost’n Goblins, com muito sangue, cenas de execução e mortes pelos cenários, sem falar dos seres que te atacam, como um corpo sem cabeça e mãos, pelado, que corre loucamente em sua direção ou os insetos com rosto humano do pântano, nos fazendo desconfiar da sanidade do criador.

Para combatê-los você dispõe de um arsenal interessante: facas para arremesso, foices, machados e outros. Cada arma tem seu atributo e você poderá atirar para muitos lados, e terá até a ajuda de uma fada, que, soltando projéteis angulares, te salvará das hordas de monstros te cercando. Além dela, temos outras habilidades secundárias como a bota da velocidade e pulo, além do escudo extra que te defende por um ataque.

Como claramente mostrado pelo criador, Maldita Castilla é um game estilo Arcade (fliperama para os jovens há mais tempo), onde você deve fazer o máximo de pontos possível sem morrer, pois a cada Continue, os pontos zeram.

Além disso, há o enfoque no Speed Run, que como se já não bastasse o jogo ser difícil o suficiente, você ainda tem que fazer tudo rapidamente. Para quem quer apenas se divertir, foque somente em sobreviver e completar as fases antes do fim do tempo, pois ele é curto, também. Para ver o final completo, recolha todas as pedras Mouras, para enfrentar o capiroto em pessoa.

Maldita Castilla é um game clássico que vicia pela diversão em superar os obstáculos complicados de forma inteligente. Você não morrerá muitas vezes na mesma parte, pois a curva de aprendizado do game é muito didática, e como os comandos respondem bem, não terá problemas em dominar os movimentos que são simplesmente andar, pular e atacar.

Como nem tudo são flores, o texto é pouco legível. O game apresenta alguns bugs que, às vezes, fazem o cavaleiro parar de atirar. Isso é muito frustrante mas raramente acontece.

Locomalito já lançou uma versão estendida, chamada Maldita Castilla EX, para Xbox One em, 20 de julho de 2016. Você também pode jogar a primeira versão para Windows, Ubuntu, Ouya, e Mac gratuitamente.

Enquanto a Capcom não revive sua franquia mais assustadora, relembre a emoção de ser jogado entre monstros e ter apenas sua destreza para vencer os seres mais esquisitos nesta viagem à era dos Arcades da década de 80, com direito a Scanlines e laterais curvas e escurecidas, para dar o toque final.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)