Ame ou odeie, Call Of Duty faz parte da vida de qualquer um que acompanhe o mercado de jogos. Dividindo opiniões, mas sempre vendendo milhões de cópias, a franquia anual conta com um marketing massivo e constante próximo do lançamento de um novo jogo. Pra falar um pouco sobre como funciona trabalhar nessa área de uma das maiores franquias da indústria, o NGP conversou com Max Morais, gerente de vendas e marketing da Activision no Brasil.
New Game Plus: Quando o primeiro trailer saiu, houve muitas críticas quanto a repetição do tema futurista. Como o departamento de marketing reage a esse tipo de recepção?
Max Morais: Então cara, é interessante você ter mencionado esse ponto. Call of Duty é uma das poucas franquias que consegue despertar esse tipo de paixão entre sua base de fãs e jogadores. Então, para a gente, essas críticas vieram foi logo quando o jogo havia sido revelado, logo, não havia nenhuma informação de como ele seria. Isso, de certa forma, já aconteceu no passado da franquia, com Black Ops 2, que foi um das mais aclamados entre os jogadores, só para dar uma dimensão do que esse tipo de franquia causa no nosso consumidor.
O que a gente observa ao longo do tempo, quando os conteúdos começaram a sair e os fãs começaram a ter acesso a todas as novidades que estamos trazendo na versão desse ano, é uma reversão nesse quadro. E com o lançamento do Beta multiplayer global, eu não tenho dúvidas que, com as novidades e o dinamismo que estamos trazendo pra Infinite Warfare esse ano , os reviews só tendem a crescer positivamente, como já estão.
https://www.youtube.com/watch?v=irIkbTen53k
NGP: O quão importante é o papel do marketing para manter o interesse do público no jogo e evitar a fadiga em uma franquia anual?
MM: Falando do Brasil, tivemos nossa quinta participação na BGS, e o que a gente observa ao longo desse tempo é que o consumidor brasileiro é muito apaixonado pela franquia e tem sempre respondido de maneira muito positiva a todos os esforços que a gente faz para trazer uma experiência para esse consumidor. Então, não é diferente esse ano, onde começamos com o multiplayer. Tem gente que fica horas nas filas só pra jogar cinco minutos, que viaja pra vir pra cá pra experimentar a franquia. Então isso reforça o tamanho dela e a paixão do nosso consumidor.
Do nosso lado, a responsabilidade é atender a essa grande expectativa e entregar sempre a melhor experiência, e eu acho que esse ano estamos conseguindo fazer isso novamente. Pela primeira vez, nós estamos trazendo o multiplayer simultaneamente a um evento global [a Call of Duty Experience], ocorrendo junto com a BGS. Ou seja, nós estamos trazendo jornalistas e consumidores de Call of Duty de todo o mundo para essa grande celebração do multiplayer de Infinity Warfare. E o Brasil é o único país nos mundo que está jogando simultaneamente com esse evento nos Estados Unidos. Acho isso é a maior prova que a Activision está muito preocupada com o consumidor brasileiro e em entregar a melhor experiência para o consumidor e todo mundo sair daqui com o que está esperando, que é jogar.
NGP: Muitos falam que o ponto forte da franquia atualmente está no multiplayer. O departamento de marketing dá uma atenção especial a ele ou tenta equilibrar, buscando também aqueles que preferem a experiência single player?
MM: Call of Duty é a maior franquia de entretenimento, não só de games, mas de todo o mercado. E o bacana é que a cada ano nós conseguimos trazer coisas novas e diferentes, que o público e o fã de COD está esperando, e respondemos à altura com um jogo muito completo. É um título para diferentes estilos de jogadores. Neste ano, nós estamos trazendo três grandes modos de jogo, o primeiro deles é a campanha , com uma narrativa muito convincente, um gameplay muito ágil, apurado e proporcionando uma imersão totalmente diferenciada pro nosso público. Além do modo campanha, nós temos o multiplayer e o pessoal está tendo a chance de jogar ele aqui na BGS. Pra quem gosta daquele estilo frenético e hardcore, este realmente é um dos grandes destaques que a gente tem dentro da versão desse ano.
E por fim, o terceiro modo de jogo que a trouxemos é Zombies, que também traz muita diversão. Nesse ano, temos uma pegada bem anos 80, com trilha sonora e várias personalidades da época participando desse projeto. E a gente está muito feliz de poder entregar um jogo tão completo como COD e que se adapta a qualquer jogador..
NGP: Call of Duty também tem presença em e-sports, com seus campeonatos e premiações próprias. Com a crescente vinda de jogos competitivos como Counter-Strike, que já é um veterano e alguns lançamentos como Overwatch, a Activision sente a necessidade de responder a isso de alguma forma, ou a própria franquia consegue manter seu espaço por si só no cenário competitivo?
MM: O e-sport é uma tendência que vem crescendo em nível global e nós estamos acompanhando isso. Obviamente, Call of Duty está dentro desse universo, então continuamos trabalhando para entregar uma grande experiência dentro desse cenário que vem aumentando muito no mundo. Aos poucos, vamos trazer mais detalhes a respeito das nossas estratégias para esse segmento em Call of Duty.
NGP: Falando nisso, quais são as estratégias da empresa voltadas para o público brasileiro?
MM: A nossa grande preocupação, primeiramente, é de entregar uma grande experiência pro nosso consumidor. A responsabilidade é enorme, já que nossa base de fãs no Brasil é enorme também. E são fãs muito apaixonados pela franquia, então a equipe trabalha muito forte para, justamente, atender aos desejos e necessidadesdos jogadores. Um exemplo claro é a questão de que o Brasil [durante o período da BGS] ser o único país no mundo de poder jogar o multiplayer. Isso ilustra bastante toda nossa preocupação e os esforços que a gente tem feito.
Além disso, obviamente, a gente desenvolve parcerias locais pra trabalhar todo esse composto de marketing pra entregar acessibilidade do produto para todos. [O usuário] precisa ter acesso fácil à franquia Call of Duty, sem falar que o jogo vem totalmente dublado e traduzido em português esse ano, novamente, um dos pontos importantes e que a Activision vem trazendo desde 2012, com Black Ops 2.
Call of Duty: Infinite Warfare será lançado dia 4 de novembro para PS4, Xbox One e PC.