Um dos destaques “escondidos” da Brasil Game Show 2017 é o HoloLens. Não no estande da Microsoft, mas sim no das Casas Bahia, com direito ao Bahianinho, mascote da tradicional loja, inserido em diversos games. Infelizmente, a presença do produto foi apenas uma atração, sem maiores informações sobre lançamento ou utilização de uma segunda tela, por exemplo. Mas, depois de algumas tentativas, colocamos as mãos, ou melhor, a cabeça, no aparato de realidade aumentada.
Logo de cara, não tive uma boa impressão, já que desde a abertura da feira, a equipe enfrentava problemas para colocar o dispositivo para funcionar. Sempre que chegava no estande, o equipamento estava desligado ou acabara de apresentar algum problema. Isso se seguiu ate as 20h, quando finalmente consegui testar o aparelho.
Fisicamente, o HoloLens é bem construído, com ajustes parar toda configuração de cabeça. Ele funciona da seguinte maneira, há uma “tiara” principal, que tem um ajuste semelhante ao do PlayStation VR, com um pequeno disco para apertar ou afrouxar. Preso a ela ficam os óculos, que pode ser inclinados para cima e para baixo, ou puxados para longe ou perto dos olhos, facilitando a vida de quem usa óculos.
A proposta oferecida era um joguinho simples, entres duas pessoas, ambas utilizando HoloLens. No game, você visualiza o oponente com um capacete em realidade aumentada e o objetivo é mirar utilizando a cabeça, enquanto atira fazendo o movimento de pinça.
Parece legal, até que a jogatina começa. O tracking responde com um atraso significativo, existe a necessidade de se estar com a mão na altura dos olhos para que seja captado o movimento que ativa os disparos, além da tão falada restrição do campo de visão. Apesar da boa sensação tridimensional e profundidade, isso se perde facilmente quando olhamos para o lado e vemos os elementos gerados pelo HoloLens serem cortados.
Muito longe do que os videos apresentados pela Microsoft mostram, o HoloLens ainda parece muito cru. A aplicação mostrada parece uma tech demo muito básica, que talvez nem faça muito sentido, já que se trata de um multiplayer local. Seria mais interessante ver uma aplicação mais completa, utilizando apenas um óculos mesmo ou interagindo em conjunto, mas com algo mais profundo do que um mini game tão simples.
O HoloLens esta disponível somente na forma de um kit para desenvolvimento, ainda sem previsão para chegar ao grande publico.