E o motivo, na verdade, chega até a ser meio óbvio. Ao anunciar Halo: The Master Chief Colection, a desenvolvedora deseja levar, exatamente, a história completa do protagonista da série ao Xbox One, fazendo assim uma ponte direta com Halo 5: Guardians. É por isso que Reach e a versão ODST do terceiro game da série, por exemplo, não estão na coletânea.
A palavra é do diretor de franquias da 343 Industries, Frank O’Connor, em entrevista à revista oficial do Xbox. Segundo ele, cortes como esse são necessários em qualquer relançamento do tipo e, por isso, a empresa decidiu focar exclusivamente na história de Master Chief, de forma a dar a novos e velhos fãs um panorama completo de todos os eventos que levam até Halo 5: Guardians.
Além disso, explica ele, o tempo necessário para a produção das remasterizações não é muito longo e, sendo assim, a 343 Industries teve que encontrar um foco. O’Connor, porém, lamenta não ter a oportunidade de retrabalhar todos os lançamentos da franquia até agora, mas espera que os fãs fiquem satisfeitos com o resultado apresentado e entendam porque algumas coisas ficaram de fora.
Halo: The Master Chief Collection chega exclusivamente ao Xbox One em 11 de novembro. A coletânea dá acesso à versão Beta do quinto game da série.