O atraso de boa parte dos grandes jogos de 2014 para o ano que vem tem um culpado: a chegada da nova geração. O presidente da Ubisoft, Yves Guillemot, afirmou em entrevista que a empolgação dos produtores e as diversas possibilidades do Xbox One e PlayStation 4 são os grandes responsáveis pelos adiamentos, mas que tudo deve entrar nos conformes em breve.
No caso de Watch Dogs, por exemplo, o desafio foi garantir que os dispositivos mobile e o multiplayer “invisível” funcionassem perfeitamente, não apenas individualmente, mas também entre si. São diversas ideias que, quando unidas, dão um trabalho especial para que trabalhem de forma coesa e sem problema algum. O mesmo vale para The Division, que estava previsto para 2014 mas acabou adiado para o ano que vem.
Na visão de Guillemot, isso se deve ao fato de todas as tecnologias ainda serem bem novas e acredita que, com o tempo, tudo deve se normalizar. Esse efeito já deve ser sentido a partir do ano que vem, à medida em que os desenvolvedores não apenas se acostumam com as dinâmicas da nova geração, mas também deixem a antiga para trás.
A conversa de que os jogos estão sendo atrasados devido às diversas possibilidades dos consoles de nova geração parece estar se tornando uma tônica comum entre as desenvolvedoras. Durante a E3, o próprio diretor do estúdios de produção da Sony, Shuhei Yoshida, afirmou que os criadores estão ficando perdidos com tantas possibilidades levantadas pelo PlayStation 4, o que acaba tornando o trabalho muito mais complexo.