Atualização: Em comunicado enviado oficialmente à imprensa, a Microsoft taxou de “imprecisos” os comentários de Fuller durante o Develop e disse que não existem planos de abandonar o uso do Xbox One convencional como kit de desenvolvimento. De acordo com a empresa, a ideia é garantir a melhor solução possível para todos os tipos de produtores de jogos e mais comentários sobre essa iniciativa devem ser revelados em breve.

História original: Se você pretendia usar o Xbox One para entrar no mundo do desenvolvimento de jogos, é melhor pensar novamente. A Microsoft revelou nesta quarta-feira (09) que não vai mais permitir o uso do console como um dev kit, e que isso apenas será possível com o uso de hardwares e softwares entregues pela empresa.

Essa é mais uma bola fora da Microsoft com seu novo console, voltando atrás de algumas das funções principais propagandeadas antes de seu lançamento. De acordo com o diretor do grupo de tecnologia da empresa, Martin Fuller, essa foi uma função imaginada no início da produção do console, mas que acabou se tornando inviável. Em palestra durante um evento da revista britânica Develop, porém, ele disse não poder explicar exatamente os motivos por trás da mudança.

A ideia original era garantir que qualquer console pudesse ser usado como kit de desenvolvimento para o console, uma característica que iria facilitar bastante a vida de produtores independentes. Agora, a Microsoft volta ao modelo tradicional e exige que as empresas interessadas em criar para o Xbox One adquiram hardwares e softwares diretamente, mediante o pagamento de taxas.

Ainda é cedo para tirar qualquer conclusão, e se a Microsoft seguir com seu comportamento normal, ainda ouviremos falar muito sobre esse assunto. Mas já há quem especule que a mudança é um movimento para aumentar o faturamento com o console, que vem tendo uma performance abaixo que o de seu concorrente, o PS4, nas prateleiras.

Com informações do Digital Spy.

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