Existe um motivo pelo qual a Bethesda e a id Software resolveram fazer uma exibição de Doom a portas fechadas durante a Quakecon 2014. De acordo com Pete Hines, diretor de marketing da desenvolvedora, a escolha se deve ao fato simples do game ainda não estar pronto para ser mostrado, mas uma aparição desse tipo se fez necessária para afastar temores de cancelamento e garantir que o título estava de volta aos trilhos.
Segundo ele, em entrevista à revista PC Gamer, é improvável que Doom volte a dar as caras ainda neste ano. Para a id Software, o título ainda não está em um nível aceitável para ser exibido ao público e uma série de elementos ainda precisam ser implementados antes que as imagens sejam dissecadas, criticadas e analisadas por fãs e críticos.
A ideia da demonstração, então, foi mostrar que a desenvolvedora está trabalhando em algo muito bom e dar aos jogadores a confiança sobre isso. Além disso, conta muito o fato do nome Doom estar atrelado à Quakecon 2014, ampliando a atenção em um evento que, pela primeira vez, não conta com um de seus principais líderes, John Carmack. Ele agora é diretor tecnológico da Oculus VR, que inclusive, encontra-se em uma batalha judicial com a Bethesda.
Para Hines, o espaço negativo criado pela ausência de Doom nos últimos anos está agora preenchido e a id pode voltar a criar o título sem questionamentos do público. Agora, é hora de silenciar e observar como as coisas vão caminhar até 2015, quando o game finalmente deve ser revelado ao público.
Se o anúncio formal de Doom só acontece no ano que vem, será que dá para esperar um lançamento do título também em 2015? Pelo jeito, é melhor renovar o estoque de paciência aí.