No começo da semana, a NVIDIA se tornou alvo de uma ação de classe movida na justiça americana, por usuários que se sentiram enganados pela descrição da placa de vídeo GeForce GTX 970, devido a especificações divulgadas que não necessariamente condizem com a realidade. Agora, a empresa veio a público defender o design do equipamento e, apesar de não pedir desculpas, admitiu que precisa trabalhar melhor a comunicação com seus clientes.
A questão aqui é bastante técnica e está relacionada a 1 GB adicional de memória RAM, um dos grandes destaques da placa de médio porte em relação à sua antecessora. Esse potencial todo é dividido em duas partições, uma de 3,5 GB e outra, de 512 MB. Esta última estaria sendo a causadora de problemas de desempenho e lentidão, já que teria uma banda menor que o restante do dispositivo.
No comunicado, o diretor da NVIDIA, Jen-Hsun Huang, afirma que esse método foi a maneira encontrada pela empresa para dar mais potência ao dispositivo sem aumentar muito seu preço. Por meio de um sistema de gerenciamento, os 512 MB restantes seriam usados apenas em operações de background e baixa prioridade, permitindo que todo o poder do equipamento seria dedicado completamente aos games. O problema começa, porém, quando tais jogos ultrapassam o limiar dos 3,5 GB e passam a exigir a banda menor.
De acordo com Huang, essa é uma das particularidades da arquitetura Maxwell, criada pela NVIDIA para permitir que os dispositivos tenham um desempenho maior. Essa mesma característica, admite ele, é que deveria ter sido melhor explicada aos consumidores, de forma que eles soubessem como tudo funciona e, assim, avaliar melhor a combinação de hardware para otimizar o desempenho em jogos.
Enquanto isso, mais informações sobre o processo que está sendo movido justamente devido a esse caso vieram à tona. Os reclamantes pedem uma indenização de valor não divulgado pela propaganda enganosa, além do pagamento das custas do processo e o direito a reembolso para todos os compradores da GTX 970 que se sentirem lesados pela falta de informação. A empresa ainda não falou no assunto.
Com informações do Gamespot.