Numa das minhas visitas à Santa Ifigênia, parei numa lojinha de jogos antigos. Normalmente passo direto pois essas lojas geralmente praticam preços absurdos, mas algo em mim sempre me faz pensar que iria achar algo realmente bom por um valor razoável. E dessa vez não foi diferente, mas como meu consumismo se equipara ao meu nível de nostalgia ao ver certas coisas, acabei deixando algum troco na lojinha.
Chafurdando na caixa de fitas para SNES, achei um item raro, paguei caro, mas não é algo fácil de se achar. Um cartucho do jogo Street Fighter Alpha 2, um milagre da tecnologia.
Milagre não apenas por ter convertido muito bem o jogo do arcade, como também por ter conseguido encher um jogo de SNES com loadings. Explico melhor isso outro dia.
Voltando à lojinha, chegou a vez de fuçar as fitas de Mega Drive. Logo de cara me deparei com um daqueles cartuchos grandes, que tem praticamente o dobro da altura de um cartucho normal, instantaneamente me lembrei de quando alugava Virtua Racing, ele vinha nesse tipo de cartucho. Vocês não imaginam o quão feliz eu fiquei ao ver que era ele mesmo.
Continuando a garimpar naquele mar de FIFAs – não sei porque, mas FIFA Soccer é um dos jogos mais fáceis de se encontrar para Mega Drive, provavelmente porque é uma merda. Mas eis que no meio de tanta porcaria achei um clássico, que na minha memória era bem mais divertido: Where in Time is Carmen Sandiego?
Imediatamente virei o cartucho visando encontrar a inscrição TEC TOY, garantia de que o jogo era traduzido. Tendo confirmado, arrematei o game.
Chegando em casa, pus-me a jogar e logo de cara percebi que minha memória tinha me enganado. O jogo que havia jogado na infância, na verdade, era Where in the World is Carmen Sandiego?, mas sem problema, a experiência é praticamente a mesma.
Você começa se cadastrando na ACME, a agencia de detetives responsável por desvendar os crimes que acontecem no jogo. Terminada a inscrição, você recebe sua primeira missão: um objeto, em alguma parte do mundo, em algum período da historia foi roubado. E cabe a você ir investigar.
Para viajar no tempo e espaço você utiliza o Cronoveículo, porem a ACME limita o uso do veiculo a uma determinada quantidade de horas. E não é somente as viagens que consomem este tempo, ações como conversar com testemunhas e escanear o cenário também consomem tempo.
Seguindo a dica da ultima vez onde o suspeito foi visto, você deve visitar o local, interrogar testemunhas e coletar pistas. Cada local que você visita fornece um texto informativo, que pode variar conforme a época. O escrito tem um viés educativo, pois não influencia no caminhar da sua investigação.
As testemunhas e informantes, além do ato de escanear o cenário, fornecem sempre dicas de para quando e onde o suspeito se dirigiu, além de aleatoriamente darem indícios que ajudam a identificar o suspeito.
Isso é fundamental, pois você precisa emitir um mandato para efetuar a prisão. Para fazer isso, deve preencher um formulário com as pistas que você recebe, como cor de olhos, cabelos, sexo, pintor e autor favoritos. O pulo do gato está em ter um bom conhecimento geral, para identificar locais e períodos gastando menos tempo e ações.
Sendo honesto, eu usei o Google para sanar algumas duvidas, mas tem justificativa: não sou bom com datas, mas a parte geográfica da coisa é muito mais simples.
Não sei se a série de jogos Carmen Sandiego foi criada com o propósito de levar conhecimento às pessoas, mas acredito que para cumprir tal objetivo ela teria de ser um pouco mais dinâmica e divertida. Where in Time is Carmen Sandiego? não sobrevive à regra dos 15 anos. Mesmo cheio de nostalgia, não consegui jogar mais do que uma hora e meia. Gravei essa experiência e vocês podem acompanhar logo abaixo.
Falando um pouco sobre a tradução, os textos foram todos localizados, sem erros, porém, a interface do jogo permaneceu em inglês. Não é o ideal, mas foi uma iniciativa louvável da TEC TOY. Falando nela, se você quiser testar seus conhecimentos usando o Mega Drive, o Jogo do Milhão é com certeza uma opção melhor, sem falar no infinito carisma do mestre Silvio Santos.
Where in Time is Carmen Sandiego? foi lançado em 1989 e está disponível para Amiga, Apple II, Commodore 64, DOS, Master System, NES, SNES e Mega Drive.