Numa afirmação que pode ser encarada por muitos como uma cuspida no prato que comeu, o criador de Gears of War, Cliff Bleszinski, afirmou não estar mais interessado na franquia. Horas depois do anúncio sobre a compra da franquia pela Microsoft, o designer publicou texto em seu blog pessoal afirmando que está olhando para o futuro, não para o passado.
Ele conta ter sido bombardeado com mensagens e todo tipo de contato sobre o anúncio da Microsoft. Bleszinski conta que já esperava esse tipo de reação desde semana passada, quando foi avisado sobre a negociação por Phil Spencer, vice-presidente dos estúdios de desenvolvimento da fabricante do Xbox One. E, naquela mesma ocasião, já aproveitou para se manter longe dos novos episódios da saga.
Em seu texto, o designer deixa bem claro: não está envolvido de maneira alguma nos novos Gears of War, nem mesmo como consultor. Para ele, é hora de focar em novas experiências e dar às pessoas algo com o que se importar. Caso contrário, como aconteceu, elas acabam obcecadas pelo passado.
Por outro lado, ele diz que Gears of War não poderia estar em mãos melhores e que Rod Fergusson, membro antigo da Epic Games que agora gerencia o time responsável pelos novos games da saga, vai cuidar muito bem dela. Cliff Bleszinski deixou a Epic Games anunciando sua aposentadoria, mas, logo depois, afirmou estar trabalhando em um novo game de tiro. Poucas informações sobre o projeto vieram à público.