Não tem jeito. Volta e meia me deparo com a velha discussão sobre qual console tem o melhor som, Super Nintendo ou Mega Drive (Genesis). Não foi diferente na última edição do New Game Pocket. E não adianta você vir falar que tecnicamente o chip do SNES é superior porque isso não significa nada. O Atari Jaguar e Nintendo 64 mandam lembranças.

E para provar por A + B, que essa superioridade é um falácia, venho aqui não apenas escrever, mas demonstrar que o Mega Drive tem um potencial sonoro tão bom como o do Super Nintendo.

Vamos começar com os aspectos técnicos. O console de 16 bits da SEGA vinha equipado com 2 chips de som, um Yamaha 2612 FM que tinha 5 canais FM e um canal FM/PCM e um Texas Instruments SN76489 PSG. O chip Yamaha nada mais era que uma versão reduzida do YM2608, chipe usado em diversos arcades das décadas de 80 e 90, por isso as conversões desses jogos para o Mega tinham grande fidelidade sonora.

Ja o SNES vinha equipado com um chip de 8-bit da Sony SPC700 e um DPS de 16-bit, ambos compartilham de 64kb de memória. Esse conjunto formava um poderoso, porém, complexo sistema, inclusive rodando numa velocidade superior à do processador do console.

Um dos pontos mais críticos nas comparações, sem dúvida, são as vozes digitalizadas. Porém, vale lembrar que ambos os consoles têm bons e maus exemplos de áudio, mas como o senso comum diz que o Mega é inferior, vou dar apenas exemplos de boas vozes digitalizadas no mega.

Vejam o video abaixo:

E por que diabos então os desenvolvedores não utilizavam esse potencial sonoro? A resposta é a “mola do mundo”: para gerar áudios com essa qualidade, era necessário utilizar o chip FM/PCM, a partir daí surgiam 2 problemas:

1 – Os arquivos gerados eram muito grandes, encarecendo a produção dos cartuchos, já que desde aquele tempo, memória já era um recurso muito caro.
2 – O chip da Yamaha tinha apenas um canal para voz, o que impossibilitaria vozes simultâneas.

Agora falando de música. Aqui talvez entre um pouco de gosto pessoal, já que, para mim, os sons do Mega Drive sempre foram mais agradáveis aos ouvidos. Mesmo tendo seu sistema de som defasado em relação ao SNES, o que impera nesse quesito é a habilidade dos desenvolvedores. Sem dúvida, o console da Nintendo teve trilhas originais excelentes e marcantes, porém, isso não é um regra.

Mas vamos deixar isso de lado e comparar diretamente algumas trilhas:

Samurai Shodown – San Francisco Harbor

SNES:

MEGA:

Fatal Fury – Pao Pao Cafe Theme

SNES:

MEGA:

https://www.youtube.com/watch?v=gEdPiPnaZ9M

Earthworm Jim

SNES:

https://www.youtube.com/watch?v=e-57sqcZcdE

MEGA:

https://www.youtube.com/watch?v=uMSIIJtqITs

Nos exemplos acima, é fácil perceber um maior número de nuances e instrumentos nas trilhas do Mega. Talvez isso se dê por uma maior flexibilidade do hardware da SEGA, talvez pela complexidade do hardware da Nintendo, acho que nunca chegaremos a uma conclusão.

Para não ser injusto, cito o exemplo a seguir, pois ele ilustra bem o quão diferentes são os consoles e mesmo assim produzem trilhas excelentes.

Adventures of Batman & Robin

SNES:

MEGA:

Para finalizar, gostaria de deixar um conselho: não se deixe levar por essas briguinhas tolas. Como a história nos ensinou, na guerra todos, perdem. Aproveitem seus consoles, sejam eles Xbox Ones, PS4s, Wii Us, o importante é se divertir.

E para celebrar a amizades entre todos, nintendistas, seguistas, sonystas e caixistas, deixo aqui a excelente trilha do jogo Turrican, para ambos os consoles:

https://www.youtube.com/watch?v=XFcKoi0m1c0

Faça final, não faça guerra. 😉

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)