Após vender mais de 150 mil cópias ainda em Early Acess, Garry Newman e sua equipe decidiram voltar à prancheta e refazer Rust completamente, do zero. Segundo ele, o título estava bem abaixo da qualidade esperada por ele devido a uma série de “decisões erradas” tomadas durante a produção, já que nem ele nem os envolvidos sabiam exatamente o que estavam fazendo.
A volta aos origens do título de sobrevivência se deve, justamente, ao início da produção do título atual, que teria uma jogabilidade de ação focada em assassinatos e se chamaria Cash4kills. De forma a não perder o trabalho realizado, a equipe de Newman resolveu aproveitar o código base do game para criar Rust e, apesar da aclamação do público, o resultado ficou aquém do esperado e o desenvolvimento foi se tornando mais complexo a cada dia.
Daí a ideia de recriar toda a programação do título do zero, mas dessa vez de forma dedicada. O criador de Garry’s Mod explica que muitas das funções do game contam hoje com mais de três mil linhas de código, quando deveriam ter apenas 100. Isso torna a realização de qualquer alteração uma tarefa praticamente hercúlea, na mesma medida em que uma alteração em um aspecto pode acabar causando problemas em outro devido às adaptações constantes.
No momento, Rust já roda em uma versão preliminar que já está, inclusive, disponível para quem comprou o game pelo Steam Early Access. Os jogadores podem escolher entre acessar a versão anterior do título, mais estável mas que não receberá mais suporte, ou a nova, ainda em estágio experimental e bem longe de ser completada.
Apesar de estar bem mais motivada e trabalhando de maneira mais eficiente, a mudança de planos vai atrasar o lançamento final de Rust. Precisto originalmente para o final deste ano, as rotinas de testes e todo o novo desenvolvimento vai acabar empurrando o título para 2015, que é quando a desenvolvedora espera ter uma versão finalizada em mãos.
Com informações do Gamasutra.