Um ano. Esse foi o tempo que separa a data de lançamento inicial e prevista de Driveclub, título que deveria ter feito parte da line-up inicial do PlayStation 4. E, de acordo com o diretor Paul Rustchynsky, foram justamente as mecânicas sociais, grande foco do título, que geraram tanto atraso.

Em entrevista à Game Informer, ele conta que o game, como um todo, é centrado na conectividade. Driveclub precisa ter não apenas um sistema funcional de marcação de partidas e envio de desafios entre os amigos como também funcionar de maneira perfeita com apps para iOS e Android. E, como ele lembra, nada disso estava funcionando de forma perfeita no final do ano passado.

Sem dar muitos detalhes, ele afirma que as mecânicas sociais do game não eram “suaves” e intuitivas o bastante para um lançamento. Tais fatores, que poderiam transformar aquilo que a Sony chama de revolução em piada, exigiu um gigantesco retrabalho. Muito do desenvolvimento foi recomeçado do zero, com a equipe responsável abordando questões de maneira diferente e usando novas técnicas para conectar as pessoas.

Agora, afirma Rustchynsky, tudo parece já estar entrando nos eixos e ele, efetivamente, pode dizer que a equipe do Evolution Studios está criando o primeiro jogo de corrida efetivamente social. E, claro, com veículos e pistas que aparecerão de forma mais polida e interessante na tela, como um bônus pelos meses e meses de desenvolvimento adicional que a empresa obteve.

Na entrevista, porém, o diretor não comenta sobre a onda de demissões que assolou uma série de estúdios da Sony, incluindo a própria produtora do game de corrida. Ele próprio assumiu a cadeira de Col Rodgers, o antigo responsável pelo título, que deixou a empresa no começo de 2014 alegando motivos pessoais.

O lançamento de Driveclub está marcado para o dia 8 de outubro. O game é exclusivo para o PlayStation 4 e também terá uma versão gratuita, com menos veículos e circuitos, liberada para os assinantes da PS Plus.

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