Fallout 4 ainda não foi confirmado e nem mesmo sabemos se o jogo existe de verdade. Mas tudo indica que sim e, agora, alguém com grande conhecimento de causa comentou sobre o que espera ver na próxima sequência do game. Para Josh Sawyer, designer-chefe de Fallout: New Vegas, se trata de escolhas, basicamente.
Na opinião dele, o mundo da franquia é bastante desesperado e agoniante. Sendo assim, existem mais do que apenas decisões maniqueístas, entre certo e errado. Para Sawyer, uma maior liberdade ao jogador é essencial para que a história possua a quantidade adequada de tramas e viradas interessantes.
Em entrevista ao Eurogamer, ele lembra de Mad Max, filme no qual, assim como em Fallout, as vitórias do protagonista têm sabor agridoce. Na visão dele, mesmo quando o protagonista consegue seus objetivos, ele ainda permanece em uma jornada cheia de perdas e decisões complicadas, e é aí que está um dos grandes trunfos desse tipo de história.
Sawyer lembra que tentou realizar esse tipo de coisa em Fallout: New Vegas, dando ao jogador a sensação de que suas decisões têm impacto e são significativas para o progresso. Mas admite que isso vai contra os anseios de alguns dos jogadores, que preferiram seguir pelo título como “turistas”, observando os acontecimentos e vendo tudo acontecer diante dos olhos sem pensar muito nas nuances de tudo aquilo.
Parece que o grande desafio agora é saber balancear isso, entregando uma experiência que seja agradável a todos ao mesmo tempo. É a treta pela qual passam, na verdade, boa parte dos video games, que estão sempre divididos entre agradar à massa, entregando um jogo mais direto e, normalmente, raso, ou ao grupo seleto de fãs e jogadores que enxergam os jogos como mais do que isso.
Para terminar, Sawyer também lembrou um poquinho dos mods, afirmando que esse aspecto é capaz de modificar completamente a experiência com um game. Ele cita The Elder Scrolls V: Skyrim como um grande exemplo disso.