A Codemasters perdeu nesta semana um de seus profissionais de maior peso. Steve Hood, que atuava desde 2009 como diretor criativo da franquia Fórmula 1, está deixando a empresa para assumir cargo semelhante na Dovetail Games. Lá, ele será uma das peças principais na produção de um novo simulador de voo, baseado na marca Flight Simulator, da Microsoft.
Em um longo post, Hood faz parecer que sua saída não é tão pacífica assim. Antes mesmo de falar os tradicionais agradecimentos de qualquer um que deixa um estúdio após tanto tempo, ele deixou claro que não gostaria de discutir os motivos pelos quais está deixando a Codemasters ou o futuro da série F1. Ele evitou comentar, principalmente, em relação ao desenvolvimento do game para a nova geração de consoles.
Mas, em seu discurso, deixou clara uma coisa: ele não conseguiu fazer os jogos da franquia da forma que sempre quis, e isso foi citado como seu maior arrependimento. Seja pelas dificuldades impostas pela Formula One Management ou por problemas do próprio estúdio, ele pediu desculpas aos fãs por não ter sido capaz de tornar realidade todos os pedidos deles. E, pelo jeito, esse foi um dos grandes fatores que pesaram na decisão de deixar a Codemasters.
Dá para especular muita coisa aqui, mas o sentimento de Hood parece semelhante ao de todo fã da série. Os sinais de estagnação são claros, e a decisão de lançar F1 2014 apenas para a velha geração de consoles, enquanto todos esperavam um game para Xbox One e PlayStation 4 ainda soa esquisita, principalmente quando se observa que o título tem poucas novidades para apresentar em relação a seu antecessor. Fica a expectativa que a mudança de plataformas também traga uma tão esperada renovação para a franquia.