A indecisão da Square Enix quanto aos rumos da geração passada de consoles portáteis levou a equipe de Final Fantasy Type-0 a renegarem o Ocidente com o game. Mas foi esse mesmo aspecto que possibilitou a eles retornarem ao título e melhorá-lo, para sua chegada ao PlaytStation 4 e Xbox One, anunciada durante a E3 2014.
Entre uma coisa e outra, foram quase oito anos. Como conta uma reportagem do site Destructoid, o título começou sua vida como um game para celulares, Final Fantasy Agito XIII, mas seu escopo e qualidade fez com que ele fosse “promovido” para o PSP e lançado no Japão em 2011. A transição para o Vita, porém, fez com que a Square segurasse a localização do título e acabasse por cancelá-la, temendo baixas vendas.
O time liderado por Hajime Tabata, porém, continuou pensando no título e, como apontam rumores, ele chegou a ser utilizado nos testes da Square com os consoles de nova geração. E, mais uma vez, o game acabou sendo promovido, recebendo uma remasterização em alta definição e, finalmente, chegando ao Ocidente, só que agora, nos consoles de mesa.
O anúncio, apesar de digno de comemorações, acabou não agradando alguns, principalmente após um engano da Sony que, inicialmente, anunciou o título também para o PlayStation Vita. A ausência do título no console, porém, tem a ver com a falta de confiança da Square no aparelho, já que, para a empresa, está claro que ele não será tão bem-sucedido quanto seu antecessor.
Final Fantasy Type-0 ainda não tem data de lançamento marcada.