Uma ferramenta muito poderosa e com o melhor preço do mercado: GRÁTIS! Criada para fins acadêmicos e por uma única pessoa, GDevelop é a engine que está tornando acessível a criação de jogos mobile, além de ter grande destaque acadêmico por ser muito amigável para a criação de protótipos. Em sua quinta versão e recebendo melhorias incríveis a cada atualização, há quem diga que esta é a tecnologia quase-definitiva para a criação de games 2D poderosos e com o mínimo de custos possível.
Os jogos criados nela podem ser exportado para iOS, Android, HTML, Mac, Linux, Windows e viram até joguinhos do Facebook Messenger. A GDevelop facilita a vida de muitos desenvolvedores ao tornar prática e sem burocracia ou gastos a conversão de formatos diversos, algo que outras não permitem de graça ou facilmente. Só por isso, essa engine já merece atenção.
A primeira coisa a ser citada, talvez a mais importante para quem quer fazer games, é como é fácil fazer um game aqui! Tudo é simples, como a parte de inserção de assets, gráficos, criação de cenários com parallax, efeitos sonoros, edição de animações, criação de hitboxes e, claro, a programação por lógica orientada ao objeto baseado em causa e consequência, com os termos já criados em um banco de dados com campo de busca. Como se isso já não fosse mamata o suficiente, a engine ainda traz templates de vários tipos de jogos como de plataforma, navinha, puzzles e afins, de forma muito simples e didática.
Uma pessoa mais desconfiada pode estar com o pé atrás achando que nada pode ser tão fácil e simples assim, pois criar games leva muito tempo e requer estratégia no planejamento, e está totalmente correta. É por isso mesmo que a escolha de uma engine que facilite e agilize os procedimentos básicos pode descomplicar a agenda e permitir ao time de criação colocar novos elementos para enriquecer o jogo. O que a GDevelop tenta fazer é facilitar a parte básica e ser didática nas difíceis. Vamos explicar isso enquanto louvamos a inteligência do responsável e sua criatividade.
Veja os detalhes e simplicidade da parte gráfica, por exemplo:
Se você quer colocar um elemento, já o identifique pelo que será: personagem, chão, cenário, plataforma, etc. O campo de nomeação e edição de animações é muito simples e intuitivo, algo que somado ao Piskel, o editor de gráficos preferido dos indies, permite criar ou alterar sprites ali, na hora, sem precisar abrir outro programa para isso. Tudo em relação aos gráficos está nesta área, desde a inserção até alteração e classificação, identificação para programação dos assets e até o espaço para variáveis. É emocionante de tão prático, parece o presente de alguém que se importa com a gente.
Como de hábito, a parte mais complicada na criação de um game é a programação e aqui podemos ver a grande diferença do GDevelop em relação ao Skretch, Stencyl e Pixel Game Maker, que usam aqueles blocos de lógica arrastáveis que deixam os mais desatentos perdidos. Aqui temos uma relação bem simples, para não dizer óbvia, que coloca a lógica de ação e reação que pode ser lida e compreendida como uma frase. Claro que elas correspondem aos clássicos comandos SE e Senão (If, If Else), entre outros famosos, mas usando os elementos e recursos em destaque na frase, isso acaba facilitando até a procura por bugs, pois se a sentença não fizer sentido, encontramos o erro.
A lógica desconstruída é a seguinte: no lado esquerdo ficam as ações, no direito os resultados, então se você programa seu personagem para atirar um simples projétil e acertar o inimigo, executar som, deletar a bala e o monstro acertado, basta literalmente classificar quem faz o que, qual animação será chamada e os arquivos de áudio e gráficos para cada ação.
É simples como descrever o que deve ser feito: nave atira – botão de tiro + gráfico da nave atirando, projétil “Tiro” na velocidade X atinge o gráfico “inimigo”, se toca o som do acerto, deleta-se tiro, inimigo e som do inimigo morrendo. Caso precise inverter essa lógica para que ocorra do lado oposto, basta copiar, colar e inverter os valores negativamente!
Outro ponto “comovente” desta engine é a facilidade para se programar games mobile e criar o controle digital para touchscreens. Basta inserir o gráfico, programá-lo e pronto, sem falar que é possível usar o teclado inteiro como botão de interação e facilmente se cria uma HUD ou texto interativo. Claro que existem alguns incômodos, como o sistema não aceitar spritesheets, aquele arquivo de imagem com todas as animações do personagem, e somente imagens recortadas, milimetricamente todas do mesmo tamanho, obrigando um planejamento específico, mas nada terrível.
Com uma acessibilidade monstra e tantas opções de uso, seja nos mais famosos sistemas operacionais, online ou offline, a GDevelop é a melhor engine para iniciantes e intermediários na criação de games 2D de todos os tipos por permitir uma facilidade incrível para a criação, programação e portabilidade gigante, tudo totalmente grátis. Teste agora baixando ou usando pelo navegador, se sinta amparado com uma extensa biblioteca de ajuda, tutoriais e espaço para expansões e deixe os dias de sofrimento na criação de jogos para trás!