Quem evitou assistir ao debate dos presidenciáveis na noite deste domingo (28) e preferiu o bom e velho video game pode ter se frustrado. Os servidores nos quais funcionam os modos online de Call of Duty: Ghosts e Destiny ficaram indisponíveis por boas horas da noite e esta madrugada, com problemas de acesso e indisponibilidade que perduram até o momento em que esta nota é escrita. O motivo, mais uma vez, foi um ataque hacker.
Por meio de seu Twitter, o Lizard Squad – o mesmo grupo responsável por derrubar a PSN há cerca de um mês – alegou autoria do ataque, que também teria atingido servidores da Electronic Arts. Como sempre, a arma usada foi o DDoS, método em que a infraestrutura das empresas é bombardeada por solicitações até sucumbir sob o volume, deixando jogos, sites e outros serviços online indisponíveis.
No caso de Destiny, um título recém-lançado, a coisa parece ter sido mais grave. Missões foram interrompidas e progressos foram perdidos, o que, em um jogo baseado no farm e no combate contra inimigos extremamente poderosos e difíceis de se matar, pode constituir uma perda de tempo e progresso bem séria.
O primeiro, que levou o grupo a, até mesmo, falar em ameaça de bomba no avião do presidente da Sony Online Entertainment, chamou a atenção das autoridades. Como indicou a Forbes, parecia até que o Lizard Squad estava se separando, temendo prisões caso continuassem com seus ataques. Isso, porém, durou pouco, e agora, o grupo parece estar de volta à velha ação e, como sempre, promete que mais ataques do tipo irão acontecer no futuro próximo.