Os jogos com instrumentos de plástico já estavam mortos há algum tempo, mas agora a Harmonix veio para bater um dos últimos pregos no caixão. Entre custos altíssimos de licenciamento e infraestrutura, a empresa está anunciando o encerramento da Rock Band Network, rede online que fornecia conteúdo para os títulos da série e permitia que os jogadores expandissem os games com a compra de novas músicas, além de criar e compartilhar faixas.
Segundo a desenvolvedora, trata-se de um efeito secundário do fim dos DLCs do game, que já aconteceu em abril. Com a ausência de suporte, a rede começou a apresentar diversos problemas e, com o tempo, acabou se tornando insustentável, já que a Harmonix tem outros projetos e não pode se dedicar inteiramente à rede. Daí veio a decisão de encerrar os trabalhos com a Rock Band Network.
Não se trata de um fechamento propriamente dito. Todo o conteúdo lançado até agora permanecerá disponível, inclusive para venda. Só que, a partir desta sexta-feira (19), não será mais possível enviar novas faixas e a rede não receberá mais atualizações nem manutenções, permanecendo online apenas como uma lembrança do que ela sempre foi.
Em comunicado oficial, a Harmonix agradeceu o suporte dos fãs durante os quatro anos de funcionamento do sistema. De acordo com a empresa, nesse período, mais de 2,1 mil canções foram criadas e compartilhadas na rede, que continua recebendo acessos constantes e mantendo a chama dos jogos musicais ainda acesa junto aos fãs, mesmo com a ausência de novos lançamentos.