Durante minhas navegações pelo universo indie, descobri meses atrás um belíssimo game no KickStarter que me chamou a atenção por ser praticamente um desenho animado jogável, à primeira vista, e eu estava quase correto. Jotun (se lê Iotun, assim como Mjolnir e Red Sonja, com o J como um I) é um game de aventura no estilo Shadow Of The Colossus, onde você é um solitário valente que andará por muitos terrenos enfrentando adversidades, e ainda encarando gigantes apesar da desvantagem de tamanho e força.
Mas diferente do já citado, aqui o jogador controla Thora, a parruda e valente mulher-viking que morreu de forma desonrosa e, por isso, não teve acesso ao Valhalla. Ela fará de tudo para impressionar os deuses nórdicos e conquistar esse ticket ao paraíso dos vikings.
Jotun é um Indie desenvolvido pela canadense Thunder Lotus Games, que contratou primorosos ilustradores para criarem esta obra-prima: um game totalmente desenhado a mão, com temática de mitologia nórdica e ambientação rica em detalhes. Pelos caminhos da gélida terra de JotumHeim, a protagonista precisa enfrentar o sempre constante frio e obstáculos que tal clima impõe, indo desde deslizamentos além do seu controle quanto nevascas aterradoras que te obrigam a procurar abrigo próximo, gerando tensão.
Às vezes, andar pelo gelo de um lago congelado para cortar caminho pode custar sua vida, mas você sempre poderá contar com seu machado, além de magias para ficar mais forte, sempre que encontrar uma estátua dos deuses.
Apesar de tanto vislumbre gráfico, o game apresenta fatores que podem levar ao tédio, como andanças sem fim à procura do rastro dos gigantes – caminhar muito tempo para um lado e, no final, encontrar nada. Além dos grandões, não tem um único inimigo para você acertar e toda distância é percorrida a pé, tornando a busca por itens no cenário um pouco maçante.
Na demo à qual tivemos acesso, durante a batalha, tudo está ok até o chão se tornar totalmente deslizante e o controle do personagem ficar comprometido, apesar do comando de esquiva/rolagem. Quando o monstro cai atordoado, inexplicavelmente você é atingido mesmo fora do raio de ação gráfico se optar por se esconder por trás dele.
Fiquei muito feliz ao receber a demonstração e poder testar esse game que já admirava ocultamente. Que grata surpresa foi poder ver que o projeto recebeu o montante necessário no KickStarter e está em processo de finalização. Infelizmente, Jotun é exclusivo para PCs, nada que não possa ser alterado no futuro.