Finalmente a segunda versão do jogo de samurai brasileiro One Strike chegou e o nome não poderia ser outro: Two Strikes. O game traz de volta o tenso duelo ambientado no Japão Feudal entre os mestres precisos da lâmina, que agora, precisam acertar o oponente duas vezes para matar, como diz a tradução do nome. Desta vez, a forma sofisticada vem com sistema de jogo evoluído, sem deixar de ser simples e divertido. Voltemos ao passado dos duelos nipônicos, agora saindo do pixel art para as pinturas à mão em alta resolução.
A primeira impressão é a mesma para todo mundo: que coisa bonita, cara! Sim, uma mescla de mangá e pintura Sumi e Ukyo-E em um jogo de luta é uma ótima ideia e foi bem realizada pelo pessoal do Retro Reactor Studio, que não pouparam esforços em criar esses quadros de animações detalhados e também os efeitos sonoros. As arenas de batalhas, nesta demo, são tão poéticas quanto belas, mostrando como a equipe, apesar de brasileira, é fã desta temática. Caso os eventos deste ano tenham versões online, vocês já sabem em quem aposto para os prêmios de arte e melhor jogo nacional.
Falando especificamente do sistema de jogo, já sabemos agora que são precisos dois golpes para vencer o round, mas não é tão simples assim. Os movimentos são compostos por ataque fraco, forte, recuo rápido, dash e defesa, que devem ser usados sabiamente para conquistar o espaço de ataque seguro para seu personagem ou evitar colorir o chão com sangue. Nesta versão, os ataques podem ser cancelados com um recuo ou dash, criando as famosas fintas para forçar a defesa errada do oponente.
O jogo mudou de nome, mas ainda é possível jogar como no primeiro. A diferença é que o ataque fraco tira 50% de energia, mas o forte é 100% de chance de óbito caso acerte, mas tem seu preço caso defendido. Assim como no original, a chave da vitória é dominar o tempo e alcance dos próprios ataques e perceber qual é o macete que diferencia cada personagem. Como vemos na tela de seleção, os dois personagens jogáveis da demo são Kenji, um pouco machucado, e Tomoe, com uma espada maior. Dá pra notar que os outros quatro clássicos do primeiro jogo estão para serem terminados e ficamos ansiosos para ver quais serão seus novos truques de assassinos.
Para falar dos incômodos, é estranho o loading antes de cada combate ser imenso, muito maior do que em jogos de luta mais pesados, pois as animações de cenário são sutis e todo o gráfico é em 2D. Uma dica seria a adição de mais cancelamentos além do ataque em avanço, como cancelar em defesa para aumentar a chance de finta e o necessário em todo jogo de espadas: o choque de lâminas, que não sei se já está nos planos também.
Para tirar essa e outras dúvidas, entrevistamos o criador de Two Strikes, Danilo Moreira, fundador do estúdio Retro Reactor:
New Game Pplus: Gostaria de primeiramente agradecer por doar um pouco do teu tempo para esta entrevista e que estou honestamente impressionado com a arte de Two Strikes.
Danilo Moreira: Eu que agradeço de novo a oportunidade da conversa e muito obrigado por ter jogado a nova demo.
NGP: Essa versão corresponde a qual porcentagem do jogo finalizado?
DM: Eu diria que estamos com 30% até o momento, ainda vamos adicionar mais cinco personagens, sendo quatro jogáveis e um chefe final. Estamos trabalhando em um modo online, o que eleva bastante a complexidade do desenvolvimento. Parte dessa dificuldade vem do fato que Two Strikes é um jogo de extrema precisão e, para uma boa experiência, não deve existir lag nenhum, então temos que escolher a ferramenta certa.
NGP: Mesmo sendo uma pergunta clichê, a arte conceitual do jogo era o que você sempre esperou ou foi além? Na tela de seleção do One Strike, os personagens já eram maravilhosos.
DM: A arte é algo bem além do que eu esperei do nosso artista, Gerson Oshiro. A minha ideia era ter um jogo em alta definição para atingir outros públicos que podem não ter se interessado por One Strike pela baixa resolução, porém, fui totalmente surpreendido pela altíssima qualidade do trabalho.
NGP: O jogo parece um mix de pintura japonesa com mangá. Alguém vem cobrando mais “brasilidade” nas suas obras?
DM: Algumas pessoas me cobraram, em One Strike, quando descobriram que o desenvolvimento era brasileiro, mas pouca gente tem ciência disso, para ser sincero. Porém, essas são umas das poucas críticas sobre meu trabalho com desenvolvimento de jogos, que eu simplesmente ignoro, porque não fazem o menor sentido. Ninguém reclama da Nintendo, uma empresa japonesa, com uma mascote sendo um encanador italiano.
Sobre a arte do jogo, ela é uma mistura de pôster de filmes de samurai antigo, a verdadeira inspiração de One Strike, com um toque de Tarantino na violência. Por isso os filtros e ranhuras nos cenários.
NGP: Nesta demo temos apenas dois personagens jogáveis dos, até agora, seis originais de One Strike. O plano é trazer todos, inclusive os que chegaram via DLC, para esta continuação?
DM: O plano é trazer apenas estes dois personagens de One Strike. A partir de agora, todos serão originais para dar ao artista uma maior liberdade de design e variedade para os fãs que acompanham o jogo.
NGP: Como o sistema é simples, qual a maior dificuldade em criar personagens novos?
DM: Criar personalidades. Em jogos de luta, os jogadores procuram combatentes que melhor se encaixem na sua forma de jogar. Ter personagens distintos, com poucos movimentos e que definam um estilo de jogo é algo difícil, porém super divertido, do ponto de vista do game designer. Acredito que consegui fazer isso bem em One Strike e agora, com mais movimentos em Two Strikes, deve ser um pouco mais fácil.
NGP: A indústria de games no Brasil cresce sutilmente através dos criadores independentes. Qual a sua mensagem para essa nova leva de desenvolvedores e jogadores de brasileiros?
DM: Acho que o mais importante é produzir jogos até o fim, ainda vejo muita gente com talento se digladiando com engines diferentes ou abandonando bons projetos pela metade.
O New Game Plus agradece muito ao Danilo Moreira, fundador da Retro Reactor Studio, pela entrevista e por ceder seu tempo no meio da produção do game. Baixe a demo de Two Strikes e se divirta!