O atual trabalho da desenvolvedora 4A Games é a remasterização Metro Redux, que traz os dois primeiros jogos da série com gráficos renovados para o Xbox One, PC e PlayStation 4. Mas mesmo retrabalhando títulos antigos, a empresa também está pensando no futuro da franquia e está usando o relançamento justamente para aprender a lidar com a nova geração de consoles.
O objetivo, segundo o diretor de marcas da 4A, Huw Beynon, é garantir o máximo de qualidade possível não apenas para Redux, mas também para os próximos games da franquia Metro. Ele não confirmou nada, mas na entrevista ao Polygon, disse que qualquer desenvolvimento que ocorra agora pode ser providencial para “projetos futuros”.
Mas falando especificamente dos relançamentos, Beynon espera que a nova vida de Metro 2033, principalmente, possa atrair mais jogadores para a saga. Ele admite que a jogabilidade do primeiro game da série tinha seus problemas e que, agora, espera que as lições aprendidas desde então sejam suficientes para que quem se afastou da série por causa disso retorne nessa nova fase.
Metro Redux chega no segundo semestre para Xbox One, PlayStation 4 e PC.