A AMD, fornecedora de chips para a Microsoft, estaria nas etapas finais de desenvolvimento de um novo processador para o Xbox One, menor, mais eficiente e, acima de tudo, com preço reduzido. Com isso, abrem-se as portas da possibilidade de produção de uma versão “slim” do console de nova geração, reduzindo suas dimensões bastante avantajadas.
As informações não foram confirmadas oficialmente, mas apareceram no currículo de Daniel McConnell, diretor geral de design de chips da AMD. Ele afirma ter trabalhado no processador de 28nm que é usado atualmente no Xbox One e também em uma versão “mais barata”, com 20nm.
A ideia é que, quanto menor, mais rápido e eficiente é um componente. Os nanômetros indicam a densidade de transistores na peça, ou seja, um componente de 20nm seria 30% mais rápido e representaria uma economia de energia na casa dos 25% em relação à arquitetura de 28nm que é utilizada hoje no Xbox One e PlayStation 4. Essa redução é comum na indústria, mas parece que a Microsoft está dando o pontapé inicial nesse quesito.
Um tamanho menos significa uma fabricação mais barata e uma menor necessidade de esfriamento, possibilitando um chassi menor. É assim que as empresas são capazes de criar versões “slim” de seus consoles, já que com a evolução da tecnologia, os componentes reduzem de tamanho sem perderem poder de processamento.
Uma queda no preço do Xbox One seria providencial para que o console diminuísse a separação entre si e o PlayStation 4. É uma iniciativa que a Microsoft já vem experimentando nesse final de ano, mas caso uma versão menor do console se confirme, é algo que pode acabar se tornando permanente.
Por enquanto, porém, não existe confirmação oficial sobre o assunto. Além disso, vale lembrar que a AMD também é a fornecedora de chips para a Sony, ou seja, a tecnologia citada aqui pode muito bem acabar dando as caras também no PS4.
Com informações do Eurogamer.