Lá se vai quase uma semana desde o lançamento de Call of Duty: Black Ops III e, para muitos brasileiros, o panorama é de decepção. Quem escolheu adquirir o game para PlayStation 4 vem enfrentando, desde a última sexta-feira (06), severos problemas de conexão que tornam o multiplayer, principal componente do título, praticamente injogável.
São inúmeros os problemas, que vão desde falhas de conexão até mensagens indicando que os servidores estão fora do ar. O matchmaking, muitas vezes, dura muito tempo e acaba não encontrando jogadores. Quando tudo “corre bem” e a partida começa, os jogadores enfrentam como inimigos não apenas os adversários, mas também um grave lag que, literalmente, teleporta os personagens a cada poucos segundos. Uma experiência que passa longe da vista nos jogos anteriores, que mesmo passando por seus problemas no lançamento, os tiveram resolvidos pouco depois.
Problemas nos servidores também afetam o modo single player, que desta vez, é cooperativo e, obviamente, também precisa de servidores. Mesmo jogando sozinho, mas com o game conectado, não é raro ver travamentos completos do título, que é encerrado bruscamente pelo sistema, normalmente quando o protagonista morre. O modo Zombies, pelo menos em nossos testes, parece ser o único imune, por mais irônico que isso possa parecer.
E o pior de tudo – as falhas parecem atingir apenas os jogadores brasileiros, e exclusivamente no PS4. Partidas no Xbox One, PC ou nos consoles de velha geração acontecem sem grandes problemas, enquanto a comunidade internacional já troca tiros entre si em qualquer plataforma. Existem relatos de outros países da América Latina com problemas semelhantes, mas o grosso desse caldo parece se concentrar em nosso país.
Quem falou primeiro sobre o assunto foi o UOL Jogos, e a própria Activision já admitiu o problema. Na página de status dos servidores de Call of Duty: Black Ops III, por exemplo, ela cita que a infraestrutura no PS4 funciona bem, mas que jogadores de algumas regiões podem enfrentar intermitências. No Reddit, a companhia iniciou um tópico para coletar informações de localização e velocidade de internet dos usuários, e diz estar trabalhando para resolver os problemas, sem dar uma previsão de quando isso vai acontecer. Sendo um de seus principais games, isso não deve demorar, mas há quase uma semana, a espera já foi grande demais.
Algumas soluções
Problemas com conexões online normalmente são complexos, e sempre existe a tentativa por parte dos provedores de atribuírem todo, ou partes deles, aos usuários. Por isso, para garantir que tudo está bem com sua internet, tente jogar um outro game online, de preferência, um Call of Duty, que na teoria, utiliza a mesma arquitetura de Black Ops III.
Se tudo estiver funcionando bem, fica praticamente excluída a existência de problemas do seu lado. Mesmo assim, é bom dar uma olhada em tutoriais que ensinam a reduzir o NAT de sua conexão, de acordo com seu roteador. Vale a pena também utilizar um cabo para conectar o PlayStation 4 à internet. A conexão dessa maneira é mais estável que o Wi-Fi e as soluções, mesmo que não resolvam os problemas de Black Ops III em si, vão dar um upgrade na sua jogatina.
No modo single player, basta desconectar para que tudo funcione sem problemas. Isso pode ser feito logo que o game é iniciado, cancelando a conexão aos servidores assim que a mensagem sobre isso aparecer na tela, ou selecionando a opção “Jogo Local” logo no menu inicial do título.
No Reddit, o usuário DiabolusBR também indicou como solução criar uma regra no roteador para bloquear o acesso aos servidores nacionais do multiplayer, obrigando o game a se conectar à infraestrutura internacional. Isso também depende de equipamento para equipamento, mas esses são os IPs que devem ser restringidos: 189.1.168.0/21 e 177.54.144.0/21.
Em testes, a solução até funcionou, mas o teleporte de personagens foi substituído por um lag extremo motivado pela distância física entre jogador e servidor. Deu praticamente na mesma, no fim das contas, mas é mais uma maneira de verificar que as falhas realmente estão acontecendo na estrutura que serve nosso país.
A última alternativa, que não parece nada boa, é escolher os horários com menos movimento na rede. Em nossos testes, por exemplo, o modo multiplayer de Call of Duty: Black Ops III pareceu funcionar um pouco melhor durante a madrugada e também no momento em que esse texto é escrito, entre as 9h e 11h. Os lags e teleportes de personagens ainda continuam acontecendo, mas parecem ocorrer de forma menos frequente, ainda comprometendo a experiência, mas um pouco menos.
No fim das contas, tudo o que resta para os jogadores brasileiros é aguardar. Mesmo com uma grande base de usuários, o problema é altamente localizado e, sendo assim, não deve estar muito perto do topo na lista de prioridades da Activision.