Uma boa parte da indústria não só de games, mas de tecnologia como um todo, vive de rumores e informações vazadas. É uma batalha constante entre jornalistas que publicam informações ainda não confirmadas, empresas que querem se manter em silêncio e assessorias que permanecem no meio desse fogo cruzado. Nesse ensejo, por incrível que pareça, é raro ver um executivo desse mercado falando sobre o assunto.

Mas foi exatamente isso que fez o diretor de desenvolvimento de franquias da 343 Industries, Frank O’Connor, conversando com fãs pelo fórum NeoGAF (via VG24/7). Em sua fala, ele taxou os vazamentos de informação como “irritantes” e disse que não é preciso nenhuma habilidade ou poder especial para liberar uma informação antes da hora. Pelo contrário, os responsáveis por isso estão apenas em busca de atenção.

O’Connor pergunta o que há de bom em ter uma “surpresa semi-interessante com oito horas de antecedência e sem contexto algum”. Para ele, os “profetas” que quebram os embargos atuam de maneira ilegal e frequentemente vazam informações erradas ao mercado, que acabam afetando diretamente os esforços de marketing envolvidos em um game e decepcionando os jogadores.

O executivo, claro, representa o lado de lá do mercado, que vê constante o próprio controle sobre a mensagem sendo perdido em prol de um vazamento antecipado. Com tantas pessoas envolvidas na cadeia de produção de um título, fica cada vez mais difícil manter os segredos realmente escondidos, enquanto os fãs permanecem ávidos por informação.

Por outro lado, há benefícios no que toca as informações confidenciais que acabam reveladas ao público. São segredos de bastidores, dados que não seriam divulgados ou, em poucos casos, até mesmo a realidade do que acontece nos corredores dos estúdios de desenvolvimento. Coisas que jamais veríamos sendo divulgadas por meios oficiais.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)